A Arábia Saudita divulgou, nesta terça-feira (5), imagens de um novo circuito que deve integrar o calendário da Fórmula 1, nos próximos anos: o circuito de Qiddiya.
Nas redes sociais, o perfil oficial destacou que o local esportivo vai ser o primeiro a ter uma curva que chega a 20 andares acima do solo.
“Prepare-se para a primeira pista de velocidade que abraça o céu”, publicou.
Segundo o vídeo, as arquibancadas vão ser substituídas por elevados e terraços. O espaço vai ter um palco musical e uma montanha-russa próximo ao circuito.
De acordo com o CEO da Qiddya Investiment Company, Mike Reininger, a ideia é que circuito também receba provas de MotoGP e Endurance, além da Fórmula 1.
“O objetivo é recebermos os maiores e melhores eventos de automobilismo, em todas as categorias”, afirmou Reininger, em entrevista ao site Motorspot.
Curiosidades sobre o circuito
Ainda segundo o portal de notícias, o circuito de Qiddiya foi projeto pelo designer Hermann Tilke e por Alex Wurz, ex-piloto de Fórmula 1. A diferença entre o ponto mais alto e o mais baixo da pista é 108 metros.
O destaque é a curva 1, chamada Blade, cuja elevação é de 70 metros, o equivalente a 20 andares de um prédio.
“O Speed Park Track vai ser uma prova do poder de filosofia da Qiddiya, posicionando a cidade como a casa do automobilismo saudita”, afirmou Abdullah Aldawood, diretor da companhia.
O circuito fica localizado a 50 quilômetros da capital do país, Riad, que atualmente sedia uma das provas de Fórmula E.
“Visitantes e espectadores vão ser tratados em uma das experiências mais únicas do mundo, com uma pista pioneira que estará para sediar os principais eventos do automobilismo mundial”, garantiu Aldawood.
A Arábia Saudita é uma das sedes da Fórmula 1, mas realiza as provas no circuito de Jeddah e assim vai ser até 2027, conforme o Motorsport.