A Williams comunicou, nesta sexta (22), que retirou Logan Sargeant do Grande Prêmio da Austrália. O piloto vai ser substituído pelo companheiro de equipe na Fórmula 1, Alex Albon. A decisão ocorreu por uma questão de logística.
Albon colidiu no muro durante a primeira sessão de treino livre (TL1) e a equipe britânica não tem peças disponíveis para ajeitar o carro do competidor.
“Devido ao fato de um terceiro chassi não estar disponível, a equipe pode confirmar que tomou a decisão de Albon competidor pelo resto do fim de semana no chassi que Logan Sargeant dirigiu no TL1 e TL2”, explicou a Williams.
O chefe da equipe, James Vowles, também se manifestou. “Estamos extremamente desapontados porque os danos sofridos no chassi significaram que precisamos retirá-lo do fim de semana”, declarou.
O dirigente também desabafou contra a situação. “É inaceitável, na Fórmula 1 moderna, não ter um chassi reserva, mas é um reflexo de como estamos atrasados e uma ilustração de porque precisamos passar por mudanças significativas para nos colocarmos em uma posição melhor para o futuro”, avaliou.
James Vowles ainda disse que a decisão prejudicial a Logan Sargeant não foi tomada por má-fé e sim por questões esportivas.
“Embora ele não deva sofrer com um erro que não cometeu, cada corrida conta com um pelotão intermediário cada vez mais apertado do que nunca”, observou.
“Por isso tomamos a decisão com base em nosso melhor potencial para marcar pontos neste fim de semana. Essa decisão não foi tomada levianamente”, reforçou.
Vowles concluiu destacando o profissionalismo diferenciado de Sargeant.
“Não podemos agradecê-lo o suficiente pela aceitação, demonstrando sua dedicação à equipe. Ele é um verdadeiro jogador de equipe. Será um fim de semana difícil para a Williams e não nos colocaremos novamente nesta situação”, assegurou.
Logan Sargeant desabafa
O piloto da Fórmula 1 não escondeu a decepção por deixar o GP da Austrália. “Esse é o momento mais difícil que eu posso lembrar na minha carreira. Absolutamente não é fácil. Entretanto, estou aqui para me entregar completamente à equipe e seguir contribuindo”, disse.
Piloto da Fórmula 1 é elogiado por companheiro de Williams
Alex Albon também elogiou Logan Sargeant. Além disso, não escondeu que ficou surpreso com o comportamento do companheiro de equipe.
“Tenho que ser honesto e dizer que nenhum piloto ia querer desistir do próprio assento. Nunca imaginei que algo assim poderia acontecer”, destacou.
“Sargeant sempre foi um consumado profissional. Desde o primeiro dia. Isso não vai ser fácil para ele”, reforçou o piloto da Williams.
O GP da Austrália está em andamento. Ainda restam uma sessão de treino livre e o treino classificatório, antes da corrida.
“Neste momento, meu único trabalho é maximizar o potencial da Williams neste fim de semana e trabalhar para conseguir o melhor resultado possível”, finalizou Albon.
A prova está marcada para ocorrer na madrugada deste domingo (24), às 1h (horário de Brasília).