Apesar de uma boa temporada, a Fórmula 1 teve seu título definido sem qualquer supressa ainda em agosto, concretizando assim o tricampeonato de Max Verstappen em meio a um domínio absoluto da Red Bull Racing.
Stefano Domenicali, CEO da categoria, prometeu recentemente fortes emoções para o próximo ano: “Em 2024 haverá haverá mais batalha pelo topo (da F1), disso estou convencido. Todas as equipes vão querer demonstrar que seus engenheiros estão em alto nível“.
Stefano acrescentou que, olhando além do desempenho poderoso da Red Bull, as outras equipes já se aproximaram tecnicamente da escuderia austríaca no fim desta temporada, além de reforçar suas expectativas para 2024.
“Vimos a qualificação, 20 carros em menos de um segundo“; se referiu Domenicali ao GP de Abu Dhabi. “Portanto, na qualificação estamos muito, muito próximos. É claro que o ritmo de corrida é diferente e acho que essas serão as principais coisas em que veremos maiores diferença no próximo ano“; encerrou.
Minardi não acredita em CEO da Fórmula 1
No entanto, outro influente italiano na Fórmula 1 não concorda com Domenicali em relação às expectativas para a próxima temporada: trata-se de Giancarlo Minardi, fundador e antigo director-geral da extinta equipe de F1 que carregou seu sobrenome.
“Todos dizem que sim, será (uma temporada) mais acessível, mas eu esperaria um pouco para dizer isso“; iniciou Minardi, em recentes declarações ao La Gazzetta. “Eles (Red Bull) têm uma vantagem que considero difícil de ser alcançada neste momento“; destacou.
O italiano de 76 anos foi além e garantiu que, segundo fontes internas, o carro da Red Bull Racing para 2024 será ainda melhor do que o RB19, o que dificultaria uma temporada mais acirrada.
“Analisando cuidadosamente as corridas deste ano, percebi que (Max) Verstappen nunca nos deixou ver o alcance de suas possibilidades. E isso não nos dá muita esperança“, observou o veterano. “E então recebo uma notícia da Inglaterra de que o carro de 2024 deles (da RBR) será ainda melhor“; revelou Giancarlo Minardi.