Após um ano longo e repleto de corridas, a temporada da F1 chegará ao fim no GP de Abu Dhabi. Assim, a corrida que ocorrerá no próximo domingo (26), às 10h (de Brasília), no Circuito de Yas Marina promete muita emoção. Max Verstappen desfrutará pela última vez de seu vitorioso RB19, enquanto Lewis Hamilton fará sua última corrida com o fraco W14.
Como Verstappen foi o vencedor das últimas corridas de Abu Dhabi, ninguém ficará surpreso se ele conquistar sua 19ª vitória em 2023. A pista em si apresenta corredores apertados, condições quentes e exige pilotos em ótima forma. É claro que o passado não garante o futuro, mas ainda sim dá uma boa indicação.
Dessa forma, há um ano, Charles Leclerc terminou essa prova oito segundos atrás do holandês da Red Bull. Curiosamente, o monegasco também foi o principal adversário da Red Bull em Las Vegas no último fim de semana. Apesar disso, o piloto da Ferrari prefere não se iludir sobre o GP de Abu Dhabi.
“Sempre que está mais quente, temos mais dificuldades, então isso não me dá mais confiança para o futuro, porque Abu Dhabi será muito diferente do que é aqui”, falou ele no último fim de semana.
Batalha entre Ferrari e Mercedes será o principal atrativo do GP de Abu Dhabi
De qualquer modo, não há dúvidas de que todos os olhos estarão voltados para o desempenho da Ferrari e da Mercedes. A diferença entre as duas equipes no Mundial de Construtores é de apenas quatro pontos a favor da Mercedes. Além disso, o segundo lugar pelo qual ambas estão disputando é bem importante, pois oferece um prêmio em dinheiro significativamente maior do que o terceiro lugar.
É difícil supor o que acontecerá no GP de Abu Dhabi, mas é certo que a Mercedes está bem longe dos seus melhores dias. Por outro lado, no Mundial de Pilotos, Sérgio Pérez já é considerado vice-campeão mundial. Isso, inclusive, deve tirar a pressão de seus ombros, permitindo que o mexicano faça uma boa apresentação.