No último sábado (21), a Fórmula 1 teve mais uma corrida sprint, sediada em Austin, palco do Grande Prêmio dos Estados Unidos. Max Verstappen, que já reclarou anteriormente do formato, venceu facilmente, à frente da Mercedes de Lewis Hamilton.
Segundo matéria do portal CRASH, em entrevista coletiva após a prova, o piloto da RBR teve então a oportunidade de responder se encontrou algum prazer nas corridas sprint deste ano na Fórmula 1, e foi sarcástico: “Adorei. É fantástico.“
“Se você quer minha opinião honesta sobre os finais de semana de sprint, não fico muito animado com isso. Sinto que depois de concluir a qualificação, você fica um pouco perdido. Acredito que só precisamos de uma qualificação no fim de semana, onde você realmente coloca tudo em risco e é ótimo“; continuou Verstappen.
O neerlandês seguiu defendendo seu ponto sob a perspectiva do público da categoria, alegando assim que as corridas aos sábados podem “tirar a graça” das provas de domingo, dando “spoilers” do que deve ocorrer na corrida principal.
“Além disso, como fizemos esta corrida, todos sabem mais ou menos o que vai acontecer amanhã entre todos os carros em termos de ritmo. Isso tira um pouco a emoção disso. Se tivéssemos apenas a qualificação de ontem, você realmente não saberia o que vai acontecer antes da corrida“; apontou Max, que largará na P6 neste domingo (22).
Hamilton é a favor das corridas sprints na Fórmula 1
Lewis Hamilton, que também participava da coletiva, discordou diretamente do rival e companheiro de profissão, iniciando um debate entre os dois sobre o formato.
“Parece que você está um pouco entediado“, iniciou o britânico, em tom de brincadeira, logo após as declarações de Verstappen, que rapidamente voltou a analisar a modalidade sob o olhar dos telespectadores da Fórmula 1.
“Não estou entediado, mas se eu fosse um fã, ficaria desapontado […] Você sabe o que vai acontecer amanhã”; respondeu Max. “Acho que isso tira aquela magia de acordar no domingo de manhã ou no domingo à tarde, ligar TV e, apesar da qualificação, não ter certeza de qual carro será o mais rápido [..] isso tira a magia“; concluiu.
Hamilton, porém, defendeu as corridas sprints no ponto de vista dos pilotos. Ele declarou se divertir ao receber a oportunidade de correr mais de uma vez no mesmo fim de semana.
“Para nós é divertido. Para mim, é divertido“, disse o piloto da Mercedes. “Gosto de ter a oportunidade extra de chegar lá (na pista) e tentar extrair cada pedacinho a mais da oportunidade que temos“; continuou.
Diferente de Max, Lewis aparentou acreditar que tanto o público quanto os membros da categoria gostam dos fins de semana com as corridas sprints: “Acho que é emocionante para as pessoas, então pessoalmente gosto bastante dos fins de semana de sprint. Particularmente a sexta-feira que eu gosto muito, onde você só tem uma sessão de treinos e depois vai direto para a qualificação.”
Max Verstappen e Lewis Hamilton retornam às pistas ainda neste domingo (22), às 16h (horário de Brasília), para a corrida principal do Grande Prêmio dos Estados Unidos. Todo o fim de semana tem tido então como palco o Circuito das Américas.