O conselheiro da Red Bull, Helmut Marko, classificou a saída de Adrian Newey da equipe como uma grande perda para os atuais campeões mundiais.
A Red Bull confirmou no início desta semana que o profissional desistiu de seu envolvimento na equipe de Fórmula 1 antes de sua saída oficial no primeiro trimestre de 2025. Newey foi fundamental para o sucesso da RBR durante as últimas duas décadas na categoria, supervisionando a produção de carros que renderam seis títulos de construtores e sete títulos de pilotos.
Com a próxima mudança na carreira do engenheiro de 65 anos ainda no ar, Marko admitiu que sua saída é um golpe para o time de Milton Keynes. “É claro que esta é uma grande perda para a Red Bull Racing. Ele pode não ter estado sempre envolvido na corrida do dia-a-dia, pode não ter prestado atenção a cada detalhe, a cada parafuso, mas foi ele quem controlou o complexo conhecimento de aerodinâmica e aderência mecânica de todo o carro. Além disso, seus grandes sucessos fizeram dele uma lenda”, disse Marko ao jornal austríaco Kronen Zeitung.
Newey está fortemente ligado à mudança para a Ferrari, enquanto o site RacingNews365 entende que a Williams também está buscando sua assinatura. O momento da saída do famoso projetista significa que ele não trabalhará no carro de 2026 da Red Bull para a Fórmula 1, que será construído sob um novo conjunto de regulamentos técnicos.
Embora Marko tenha apoiado sua equipe de engenharia para lidar com a situação sem Newey, ele afirmou que o britânico desempenhou um papel fundamental no passado na compreensão das novas regras. “Construímos uma jovem equipe de engenharia nos últimos anos, por isso estamos muito bem posicionados. Mas é claro que em 2026 haverá novas regulamentações. Sempre que tais regulamentações apareciam no passado, geralmente era Adrian o primeiro a entendê-las de maneira ideal”, concluiu.