Neste domingo, O Circuito de Barcelona recebe a 34ª edição do GP da Espanha de Fórmula 1, em meio a um momento de tensão que pode definir o ritmo de todo o restante da temporada.
Esta também será a penúltima corrida antes do evento deixar a Catalunha rumo à Madri, em 2026. Ainda assim, há tempo para que recordes sejam quebrados e alguns deles envolvem os dois últimos campeões da categoria, conforme aponta o portal GPblog.
Leia também:
– Veja horários, programação e onde assistir ao GP da Espanha
– GP da Espanha pode ser a corrida mais importante de 2024; entenda
– Mercedes considera GP da Espanha um “teste de fogo” para o W15
Hamilton busca se tornar o maior vencedor na Espanha
Lewis Hamilton atualmente detém o maior número de vitórias na Fórmula 1, com 103. Se o heptacampeão mundial vencer na Catalunha neste fim de semana, superará dois recordes em que atualmente está igualado a Michael Schumacher.
Um desses recordes é o de vencer corridas em temporadas diferentes; tanto Hamilton quanto Schumacher venceram pelo menos uma corrida em 15 temporadas distintas. Uma vitória de Hamilton neste fim de semana o colocaria à frente do alemão, além de lhe garantir a sétima vitória no GP da Espanha, tornando-se o maior vencedor da prova.
No entanto, Hamilton não vence uma corrida desde o GP da Arábia Saudita de 2021. Ou seja, o britânico está atualmente em uma sequência de 54 corridas sem vitória, a mais longa de sua carreira pela Fórmula 1.
Ainda há, porém, uma marca um pouco mais alcançável ao piloto da Mercedes atualmente: um pódio na Espanha neste fim de semana permitiria que Hamilton igualasse mais um recorde de Schumacher. Ele chegaria a 12 pódios no circuito, o mesmo número alcançado por Schumacher.
Verstappen pode atingir marca de Prost e Alonso
Max Verstappen conquistou sua primeira vitória e pódio justamente na Espanha em 2016, em sua primeira corrida com pela Red Bull. Se ele conseguir outro pódio neste fim de semana, igualará Fernando Alonso e Alain Prost com 106 pódios.
Se o atual tricampeão mundial liderar todas as voltas da corrida deste domingo, como fez no ano passado, ele ultrapassará Jim Clark para ocupar o quarto lugar na lista de mais corridas lideradas do início ao fim. Esta também seria a 14ª vez que ele conseguiria esse feito em sua carreira.
Junto a Oscar Piastri, Verstappen também mantém seu recorde de 100% de presença no Q3 do GP da Espanha. Michael Schumacher é o único outro piloto com um recorde de 100% de presença no Q3 nesse circuito.
Onde assistir todas as categorias da Fórmula 1 ao vivo
Fórmula 1
Treino Livre 1 – Sexta-feira 08h30 – Bandsports / F1TV Pro
Treino Livre 2 – Sexta-feira 12h – Bandsports / F1TV Pro
Treino Livre 3 – Sábado 07h30 – Bandsports / F1TV Pro
Classificação – Sábado 11h – Band / Bandsports / F1TV Pro
Corrida – Domingo 10h – Band / F1TV Pro
Fórmula 2
Treino Livre – Sexta-feira 06h05 – BandSports / F1TV Pro
Classificação – Sexta-feira 10h55 – BandSports / F1TV Pro
Corrida 1 – Sábado 09h15 – BandSports / F1TV Pro
Corrida 2 – Domingo 06h35 – BandSports / F1TV Pro
Fórmula 3
Treino Livre – Sexta-feira 04h55 – BandSports / F1TV Pro
Classificação – Sexta-feira 10h – BandSports / F1TV Pro
Corrida 1 – Sábado 05h40 – BandSports / F1TV Pro
Corrida 2 – Domingo 05h05 – BandSports / F1TV Pro
F1 Academy
Treino Livre – Sexta-feira 03h50 – BandSports / F1TV Pro
Classificação – Sexta-feira 13h30 – BandSports / F1TV Pro
Corrida 1 – Sábado 13h – BandSports / F1TV Pro
Corrida 2 – Domingo 03h50 – BandSports / F1TV Pro