in

Max Verstappen se aproxima de novo recorde e pode superar novamente Sebastian Vettel em 2023

Neerlandês alcançará recorde de porcentagem de vitórias em uma temporada e pode superar alemão no processo

Max Verstappen, Red Bull, GP do Brasil
Reprodução / X - @redbullracing

Max Verstappen está estabelecendo recordes incríveis nesta temporada de 2023. O “holandês voador” se tornou então o piloto mais dominante da história da F1, o que é evidenciado por números impressionantes. Dessa forma, ele assegurou seu tricampeonato em diversas ocasiões, sendo coroado campeão de 2023 ainda no início de outubro no Catar.

Seu terceiro campeonato mundial chega em uma temporada em que o piloto já conquistou 17 vitórias em 20 Grandes Prêmios disputados, acompanhadas por 19 pódios. Até o momento, Max acumula impressionantes 524 pontos na classificação geral do Mundial de Pilotos.

Além dos dados estatísticos, suas performances também deixam uma marca única. Em Interlagos, por exemplo, o neerlandês da RBR proporcionou um duelo emocionante com Fernando Alonso, da Aston Martin, e seu companheiro de equipe Sergio Pérez, quase saindo da pista.

Max Verstappen deve superar mais duas marcas em 2023

Independente dos resultados nas próximas duas provas finais, Vespa quebrará um recorde estabelecido por Alberto Ascari em 1952: a maior porcentagem de vitórias em uma única temporada de Fórmula 1.

O piloto da Red Bull soma atualmente 85% de todas as vitórias em 2023 . Já Alberto Ascari alcançou 75% na temporada de 1952.

Na pior das hipóteses, Verstappen ficaria com 77% ao vencer 17 das 22 provas deste ano. Se vencer mais um Grande Prêmio já acumulará 82% . Caso consiga chegar em primeiros nas duas corridas restantes, ele atingirá incríveis 86% .

Além deste recorde, o neerlandês pode voltar a superar uma marca de Sebastian Vettel na categoria, como de costume em 2023. Caso vença as próximas duas corridas, ele ultrapassará o alemão no ranking histórico de vitórias da Fórmula 1.

Atualmente Max ocupa a quarta colocação do ranking com 52 vitórias em sua carreira, mas pode chegar a 54 e assim ultrapassar Sebastian, que acumulou 53 em sua passagem pela categoria.

Max Verstappen e Sebastian Vettel são os pilotos que mais venceram pela Red Bull, na Fórmula 1
Verstappen e Vettel em 2022 (Reprodução / F1)

Caso este cenário se concretize, o atual piloto da RBR só ficará atrás dos dois heptacampeões no ranking: Lewis Hamilton, com 103 vitórias até o momento e Michael Schumacher, que acumulou 91 vitórias em sua lendária carreira.

Max Verstappen e seu RB19 retornam às pistas no próximo domingo (19), às 3h da manhã, (horário de Brasília), pelo Grande Prêmio de Las Vegas. Todo o fim de semana de Fórmula 1 terá então como palco o Circuito de Rua de Las Vegas, nos Estados Unidos.

Escrito por Mateus Pereira

Colaborador do Naspistas desde 2023, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minha maior paixão à minha vocação através da produção de conteúdo sobre esportes. Entre as minhas áreas de maior domínio e experiência profissional estão o automobilismo, o futebol e o universo geek.
Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Colunista, Editor-chefe e Líder da editoria de Esportes nos portais R7 Lorena e iG In Magazine.

Comentários

Loading…

Max Verstappen, Fórmula 1

Max Verstappen corre em carro da Ferrari no circuito de Mugello; entenda

Andretti exalta GP de Las Vegas e faz projeção positiva

Andretti exalta GP de Las Vegas e faz aposta sobre continuidade