in

Não é só Max Verstappen: veja os pilotos que foram bem no GP da Itália

Competindo ‘em casa’, a Ferrari conquistou um pódio após obter a pole com Carlos Sainz em Monza, no GP da Itália

Fórmula 1, GP da Itália
Twitter/F1

Max Verstappen venceu o GP da Itália e se isolou ainda mais na liderança do Mundial de Fórmula 1 de 2023. Com o triunfo, o holandês chegou a décima consecutiva e bateu o recorde estabelecido por Sebastian Vettel em 2013, de nove vitórias sucessivas numa temporada. O atual bicampeão da categoria, entretanto, não foi o único destaque do fim de semana em Monza.

O Naspistas listou outros pilotos além de Verstappen que tiveram um domingo importante na Itália diante de uma massiva torcida da Ferrari. Confira!

Sérgio Pérez:

Companheiro de Verstappen na Red Bull, Sergio Pérez terminou a prova na segunda colocação. O mexicano, que é vice-líder da classificação geral, havia largado na quinta posição.

Apesar de ter vencido duas corridas no início da temporada – Arábia Saudita e Azerbaijão -, o piloto da Red Bull não faz uma boa temporada. O baixo desempenho do mexicano, inclusive, tem levantado rumores sobre seu futuro na equipe austríaca. Vale destacar, contudo, que chefe de equipe da escuderia, Christian Horner, garantiu a permanência do piloto em 2024.

Após a corrida, Pérez comemorou o resultado em Monza. “Foi o máximo que poderíamos ter conseguido hoje, foi muito difícil ultrapassar, muito mais difícil do que realmente pensávamos. Foi realmente insano porque tive que usar muitos dos meus pneus. No final, conseguimos ultrapassar os dois. Acho que fizemos muito progresso. Quanto à configuração, estou me sentindo muito mais confortável no carro. Por isso, espero que você veja a melhor forma nas próximas corridas”, avaliou o mexicano.

Carlos Sainz:

Depois de conquistar a pole position na classificação de sábado, Carlos Sainz terminou o GP da Itália na terceira posição. O espanhol não conseguiu segurar Max Verstappen por muito tempo e perdeu a liderança na volta 15. Mesmo sem a vitória, o piloto da Ferrari fez a alegria dos torcedores Tifosi em Monza.

Esse foi o primeiro pódio conquistado por Sainz na atual temporada. Longe da briga pelo título, o espanhol é o quinto colocado na classificação geral, agora com 117 pontos. 

“Foi provavelmente o pódio mais especial que você pode conseguir como piloto da Ferrari. Eu gostei muito e agora, obviamente, estou um pouco exausto porque foi uma corrida difícil. Sempre tentando manter os carros atrás de você. Dei tudo de mim e, no final, acho que merecíamos um pódio”, comentou Carlos Sainz em entrevista ao Viaplay.

“Foi divertido, mas no limite foi difícil. Foi o mais difícil e divertido possível, mas também me diverti com Checo e Max. Foram todas batalhas muito duras e difíceis, e fizemos um bom trabalho para mantê-las limpas, o que foi agradável e bom para todos”, completou.

Lewis Hamilton:

Heptacampeão da Fórmula 1, Lewis Hamilton largou na oitava posição no GP da Itália, mas conseguiu terminar a prova na sexta colocação. O piloto inglês arriscou ao adotar uma estratégica bem diferente da maioria dos rivais: largou com pneus duros ao invés de médios.

O veterano da Mercedes até chegou a liderar a corrida enquanto os demais pilotos já haviam parado. Entretanto, começou a perder tempo por conta do desgaste dos pneus e precisou parar antes do esperado. Ainda durante a prova, Hamilton tocou o carro de Oscar Piastri e tomou punição de cinco segundos. Para não perder posições, o inglês conseguiu terminar a corrida seis segundo a frente.

“Depois da classificação ruim de ontem [sábado], fiquei preso atrás das Williams e das duas McLarens na largada. Obviamente, foi difícil perder a posição no início também porque eu estava com o pneu duro. Mas, sim, estou feliz por termos conseguido passar por eles, o que não foi fácil, mas tínhamos o pneu de compensação, o que ajudou, mas acho que o quinto e o sexto lugares eram o melhor que teríamos feito de qualquer maneira. Como equipe, temos que trabalhar duro para tentar melhorar“, avaliou Hamilton.

Temporada da Fórmula 1:

Max Verstappen lidera o Mundial de Fórmula 1 de 2023 com 364 pontos em 14 corridas disputadas. Presente em todos os pódios da temporada, o holandês soma 12 vitórias. O segundo colocado é Sergio Pérez, com 219 pontos conquistados após oito pódios e duas vitórias. Quem completa o top-3 é o espanhol Fernando Alonso, com 170 pontos – o piloto da Aston Martin esteve em sete pódios no ano até o momento. 

Na classificação de construtores, a Red Bull sobra: são 583 pontos. A escuderia austríaca venceu todas as corridas da temporada até o momento e ainda acumula 22 pódios. Na sequência aparece a Mercedes, com 273 pontos e cinco pódios. A Ferrari completa o top-3 com 228 pontos e quatro pódios.

A Fórmula 1 retorna no dia 17 de setembro para o GP de Singapura. 

+ Treta! Max Verstappen detona Toto Wolff por comparações com Sérgio Pérez: “Besteira”

Danielle Barbosa

Escrito por Danielle Barbosa

Jornalista.

Comentários

Loading…

Carlos Sainz

Carlos Sainz, da Ferrari, é alvo de assalto na Itália e persegue ladrões

Toto Wolff e Lewis Hamilton - Mercedes - Fórmula 1.

Toto Wolff elogia ‘espírito esportivo’ de Lewis Hamilton na Fórmula 1: “Admite os erros”