Última equipe a apresentar o novo carro para a temporada 2024 da Fórmula 1, a Red Bull trouxe à tona o layout e as novidades do RB20. Ao passo que o modelo foi anunciado, comparações entre o carro e o W14 da Mercedes, uma vez que os sidepods da escuderia austríaca se espelham na versão ‘zeropod’ do concorrente.
De acordo com informações do Motorsport.com, o design arrojado da Red Bull no novo carro será utilizado de forma pontual ao longo da temporada. O modelo deve ser utilizados em condições quentes dos testes de pré-temporada e nos circuitos do Bahrein, Arábia Saudita e Austrália, responsáveis por abrirem o cronograma de provas.
Quando a Fórmula 1 for direcionada para o Japão, em abril, o conceito do RB20 será atualizado para um projeto que remete à Mercedes, com o sidepod de “tamanho zero”, dada a temperatura mais baixa no circuito.
A escuderia germânica tinha como objetivo obter um maior downforce com o encolhimento da carroceira e aumento do assoalho, mas os resultados não foram dos melhores e o time acabou abandonando o layout a partir do GP de Monaco da última temporada. Na oportunidade, a equipe passou a usar modelos mais convencionais, seguindo a linha da própria Red Bull.
Apesar do cenário de frustração do concorrente, o time de Max Verstappen e Sergio Pérez mostra confiança em obter resultados mais positivos com o conceito “zeropod” no RB20, uma vez que as entradas do radiador vertical se mostram mais compactas para o sidepod.
A abertura da temporada 2024 da Fórmula 1 ocorre no dia 29 de fevereiro, com os treinamentos livres para o GP do Bahrein. A primeira corrida do ano será no dia 2 de março. O calendário da categoria para este ano é o maior já visto em toda a história. Ao todo, serão 24 circuitos, incluindo o GP de Interlagos, em São Paulo.