in

O que ainda falta para Max Verstappen ser campeão da Fórmula 1 em 2023?

Piloto holandês pode se sagrar campeão da temporada 2023 da F1 na corrida sprint do Grande Prêmio do Catar

Max Verstappen, Fórmula 1
Twitter/ Red Bull Racing

O ano de 2023 foi completamente de Max Verstappen e da Red Bull. Assim, a equipe austríaca faturou o Mundial de Construtores no GP do Japão, enquanto o holandês pode conquistar seu terceiro título no Campeonato Mundial de Pilotos daqui duas semanas, ou seja, na corrida sprint do Grande Prêmio do Qatar.

Quando Verstappen conquistar o título, ele se tornará apenas o quinto piloto na história a garantir um tricampeonato seguido. Desse modo, ele se juntará a Juan Manuel Fangio (quatro), Michael Schumacher (cinco), Sebastian Vettel (quatro) e Lewis Hamilton (quatro).

Com somente seis corridas restantes, apenas os dois pilotos da Red Bull ainda possuem chances matemáticas de vencer a competição. Mas convenhamos que as coisas estão praticamente resolvidas para Verstappen.

Após vencer o Grande Prêmio do Japão, enquanto Pérez não completava a corrida, o holandês passou a ter uma vantagem de 177 pontos. Contudo, agora, só temos 180 pontos em disputa e ele apenas precisa conquistar três nas provas restantes para conseguir garantir o título. Portanto, desde que ele termine em sexto ou acima na corrida sprint do Qatar, ele será o campeão.

Atualmente, Verstappen conquistou 13 GPs, sete voltas mais rápidas e duas vitórias em corridas sprint, acumulando 400 pontos. Até o momento, inclusive, ele só perdeu 35 pontos. Então, parece impossível que o piloto não conquiste o título faltando seis provas.

Como nós sabemos, acidentes podem ocorrer a qualquer momento. Entretanto, mesmo que o atual bicampeão mundial não entre mais na pista até o fim da temporada, Pérez precisaria ganhar todas as últimas corridas, inclusive, as sprint. Além disso, também teria que somar quatro dos seis pontos restantes em voltas mais rápidas.

Verstappen está a caminho de somar o maior número de pontos em uma temporada

Caso Verstappen continue a pontuar no mesmo ritmo, ele pode quebrar um novo recorde dentro da Fórmula 1. É claro que sua média sofreu um impacto em Singapura, mas, mesmo assim, ele conquistou cerca de 23,5 pontos por corrida este ano (7,3 em sprints).

Seguindo essa projeção, o piloto da Red Bull pode somar 560 pontos no fim de 2023, assegurando um novo recorde na Fórmula 1. Por fim, vale observar que, se ele vencer todas as corridas finais, o que não seria irreal, ele chegaria a 574 pontos. Isso sem levar em consideração os pontos de volta mais rápida.

Comentários

Loading…

Helmuk Marko, Red Bull

Helmut Marko rebate rumor e diz que FIA permitiu ‘brecha’ em regra no GP de Suzuka

Lewis Hamilton faz ‘alerta’ à Mercedes para 2024: “Estamos atrasados”