in ,

Por problemas políticos, GP na África está fora dos planos da Fórmula 1

Com decisão, aumentam as chances de Spa ficar no calendário

Circuito de Kyalami recebeu a F1 na época do Apartheid, na África do Sul. Fato esse, condenado pela comunidade internacional
Circuito de Kyalami recebeu último GP em 1993 (Divulgação/Facebook Oficial)

Não vai ser, por agora, que o continente africano voltará ao calendário do Mundial. Pelo menos, é o que informa o site racingnews365.

Segundo a publicação, o GP na África está fora das pretensões da categoria pela constante instabilidade política na região.

Dentre essas questões políticas, está o fato da África do Sul receber influência da Rússia. Ambos países fazem parte do BRICS, bloco econômico que reúne Brasil, China, Índia e África do Sul. A F1 retirou a etapa russa do calendário, realizada em Socchi, por conta da guerra na Ucrânia. Vale lembrar que o circuito de Kyalami recebeu uma prova, pela última vez, em 1993.

Naquela ocasião, a vitória ficou com Alain Prost da Williams, que se sagraria tetracampeão, ao fim daquela temporada.

SAF do Vasco estava por trás da operação

A principal garantidora financeira da volta da etapa na África do Sul era a 777 Partners, conhecida no Brasil, por administrar a SAF do Vasco, desde o fim de 2022.

Com desistência, GP da Bélgica pode ficar no calendário

Quem pode se dar bem com todo esse imbróglio, envolvendo um GP africano é Spa-Fracorchamps. A clássica disputa estava cotada para ser limada do Mundial por desacordo entre a Liberty Media e os organizadores da prova. O contrato entre as partes vai até 2023.

GP na África é desejo de Hamilton

Um GP na África tem um incentivador de peso: Lewis Hamilton. Em mais de uma oportunidade, o heptacampeão mundial se disse favorável a um GP no continente.

 “O lugar que sinto ser mais importante ao meu coração para mim conseguir uma corrida é a África do Sul. Há muitos fãs lá, e seria ótimo poder exaltar o quão bonita é a Pátria Mãe”, comentou ele, em novembro de 2021.

Escrito por Carlos Lemes

Comentários

Loading…

MotoGP Alex Marquez Yamaha

Álex Márquez projeta “maratona” na MotoGP após longo hiato

Horner ford red bull

Christian Horner critica Nico Rosberg por comentários sobre Sergio Pérez