A temporada de 2023 se encerrou neste domingo (26) para Sergio Pérez e os outros 19 pilotos do atual grid da Fórmula 1. Deu a lógica novamente e Max Verstappen venceu o Grande Prêmio de Abu Dhabi.
Para Checo, esta foi então uma temporada de diversas emoções. Em um ano complicado, mais pelo desempenho avassalador de seu companheiro de equipe do que propriamente o seu, a aposta de alguns veículos da imprensa internacional era que o mexicano necessitava assegurar o vice-campeonato deste ano para manter sua vaga na escuderia austríaca.
Por fim, para seu alívio, o piloto mexicano conquistou o objetivo e confirmou a dobradinha da Red Bull no Mundial de Pilotos deste ano no GP de Las Vegas.
Antes da última corrida deste ano, Pérez voltou então a falar sobre sua temporada, em entrevista ao portal GPblog: “Acho que é um bom resultado para a equipe como um todo. Como eu sempre digo, só importa onde você termina em Abu Dhabi“; iniciou. “O principal foi poder contribuir para a equipe dessa maneira (com o vice-campeonato). Acho que foi bom“.
Ao falar sobre as principais áreas em que melhorou durante o campeonato, Sergio destacou principalmente seu desempenho particular com o RB19: “Trata-se de como eu o estava usando e como posso usá-lo melhor durante o fim de semana, em diferentes circuitos e tudo mais. Acho que fiz muito progresso junto com meu engenheiro para entender como maximizar o desempenho do carro“.
Sergio Pérez também revelou que alterações foram feitas em seu carro quando seu desempenho caiu em boa parte da temporada: “Provavelmente estávamos adotando a abordagem errada com o carro e tentando compensá-lo demais com a configuração do carro. No fim das contas, acabamos nos perdendo nos finais de semana“.
Sergio Pérez no GP de Abu Dhabi
Pelo GP de Abu Dhabi, o vice-campeão encerrou sua participação nesta temporada na quarta colocação. Por fim, ele ficou atrás de Max Verstappen, Charles Leclerc e George Russel na briga pelo último pódio do ano na Fórmula 1.