Sergio Pérez atendeu ao requisito principal para continuar com a Red Bull até o fim de seu contrato. Em um ano complicado para Checo, mais pelo desempenho avassalador de seu companheiro de equipe do que propriamente o seu, a aposta de alguns veículos da imprensa internacional era que o mexicano necessitava assegurar o vice-campeonato deste ano para manter sua vaga na escuderia austríaca, mesmo após Horner desmentir tais afirmações.
Com o pódio no GP de Las Vegas do último domingo (19), Pérez confirmou antecipadamente seu inédito vice-campeonato no Mundial de Pilotos da Fórmula 1.
Em 2022, Charles Leclerc, da Ferrari, levou a melhor sobre o mexicano na briga pelo segundo lugar. O monegasco terminou a última temporada com 308 pontos, apenas três a mais que os 305 do rival da Red Bull.
Dessa forma, é inegável que os resultados de Pérez melhoraram em relação à temporada anterior. O companheiro de equipe de Verstappen terá ainda a possibilidade de aumentar a vantagem de 41 pontos que possui sobre o terceiro colocado Lewis Hamilton no GP de Abu Dhabi.
Sergio Pérez aliviado com vice-campeonato
Garantir o segundo lugar é então um alívio para Sergio Pérez, que frequentemente enfrentou críticas em sua trajetória pela Fórmula 1, principalmente neste ano. O automobilista de 33 anos fez assim um balanço sincero de sua temporada em recente entrevista ao DAZN.
“Este ano foi muito difícil, na Red Bull há muito ruído externo“; iniciou o piloto, antes de admitir que teve de lidar com problemas envolvendo seu desempenho.
“Além disso, nossa crise foi real. Acho que em Barcelona encontrei o carro mais dominante na história (da F1), mas foi muito difícil conseguir maximizar os finais de semana. Ao mesmo tempo as outras equipes melhoraram muito e a desconfiança cresceu do nosso lado. Acho que a chave para esta temporada foi manter o foco no nosso trabalho, no que tínhamos que mudar e isso ajudou no resultado final“; revelou Checo.
Sergio Perez e seu RB19 retornam às pistas no próximo domingo (26), às 10h (horário de Brasília), para o Grande Prêmio de Abu Dhabi, o último desta temporada. Todo o fim de semana de Fórmula 1 terá então como palco o Circuito de Yas Marina.