Max Verstappen, George Russell e Fernando Alonso escaparam das sanções por impedir outros na qualificação para o GP do México, enquanto Lewis Hamilton também foi inocentado por uma possível violação das regras. Ou seja, tivemos muitas possibilidades de incidentes mas nenhum piloto punido.
Antes das voltas finais no Q1, Verstappen, Alonso e Russell deram ré em outros carros enquanto deixavam o pitlane em uma tentativa de criar uma brecha. Todos os três pilotos foram convocados pelos comissários da FIA por “impedirem desnecessariamente” na saída dos boxes, mas decidiram não tomar nenhuma ação adicional.
Os pilotos e os seus chefes de equipe argumentaram com sucesso que suas ações foram o resultado do tempo delta máximo, que impede os pilotos de irem muito devagar no circuito. Em vez disso, eles se sentiram forçados a fazê-lo saindo do pitlane, a única área do circuito que não é coberta pelo tempo delta máximo entre a segunda e a primeira linha do safety car.
Os comissários concordaram que sair lentamente do pitlane é muito menos perigoso do que dar ré nos carros em outros lugares da pista, o que leva a diferenças de velocidade muito maiores. No entanto, eles observaram que, embora os incidentes na saída dos boxes tenham sido o menor dos dois males, uma solução para evitar uma repetição deve ser encontrada.
Decisão dos comissários sobre Verstappen e Hamilton no qualy do GP do México
“Os comissários consideram que todo o conjunto de incidentes ocorreu como resultado direto da implementação do tempo mínimo de volta entre SC2 e SC1, que é projetado (corretamente, em nossa opinião) para evitar recuos perigosos. -up de carros no circuito durante a qualificação.
“Observamos que há exigências contrárias aos pilotos, no sentido de que eles devem respeitar o tempo mínimo, estão tentando criar espaços gerenciáveis para os carros da frente, mas também são obrigados a evitar parar desnecessariamente na saída dos boxes ou dirigir desnecessariamente devagar”.
“Todas as partes, incluindo os comissários, estão firmemente convencidos de que é melhor ter o potencial dos carros dando ré no pit lane ou na saída dos boxes, em vez da situação potencialmente perigosa de grandes diferenças de velocidade na pista. É desejável que uma solução melhor seja encontrada para a saída do poço, mas neste estágio não se sabe qual seria essa solução.”