Após as férias, a F1 voltou no último fim de semana. Assim, após a corrida acontecer sob chuva, o vencedor continuou sendo o mesmo: Max Verstappen. O atual bicampeão mundial largou novamente na pole, chegou a perder a primeira posição, mas retomou a ponta e venceu tranquilamente. O holandês, inclusive, conquistou a sua nona vitória consecutiva, igualando o recorde de Sebastian Vettel. Agora, Jacques Villeneuve resolveu opinar sobre o piloto da Red Bull.
Não é novidade que as opiniões sobre Verstappen estão divididas. Alguns acham que isso precisa ser aproveitado, pois o piloto estaria fazendo algo muito especial. Entretanto, outros acreditam que um piloto vencer todas as corridas pode ser prejudicial para o esporte. Desse modo, Villeneuve deu a sua opinião sobre o neerlandês.
“Bem, ele é melhor que o resto. Nada mais. Portanto, não faz sentido dizer que é prejudicial. Não são as regras que o tornam o melhor. Ele é simplesmente o melhor. Anteriormente eram Lewis e a Mercedes. Você não ouviu ninguém reclamar. Por que eles não reclamaram de Lewis, mas agora reclamam de Max? Não sei o que está por trás disso”, comentou o canadense.
Além disso, Villeneuve afirma que o domínio continuará, mesmo com as mudanças que devem ocorrer no futuro.
“O limite orçamentário dificulta a participação de outras equipes. Olhe para Williams. Eles não podem investir na equipe. Como resultado, eles nunca poderão chegar ao mesmo nível que outros. E isso se deve ao teto orçamentário. Isso parece ser contraproducente no momento. É claro que eles teriam um desempenho ainda melhor sem essa penalidade, mas se você tem um carro bom na base, também precisa de menos tempo no túnel de vento para continuar obtendo bons resultados. Se você tiver os ingredientes certos, tudo fica mais fácil”, afirmou o ex-campeão da Fórmula 1.
Villeneuve: “Você diz Red Bull. Não, é Max quem está dominando”
O ex-piloto da categoria mais importante do automobilismo também deixou claro que é Verstappen quem domina na Fórmula 1 e não a Red Bull.
“Espere um segundo. Você diz Red Bull. Não, é Max quem está dominando. Nunca esteve tão próximo na Fórmula 1. Se você observar a diferença entre o número um e o número vinte, às vezes é de apenas 1,2 segundos. Nunca tivemos isso na história. Mesmo assim as pessoas reclamam. Mas nunca foi tão competitivo como agora”, salientou Villeneuve.
O canadense continuou, deixando claro que o jovem piloto holandês é capaz de dobrar completamente um carro à sua vontade.
“O carro combina muito bem com ele no momento. E isso acontece em parte porque ele consegue trabalhar com a sua equipa de tal forma que o carro se torna uma extensão do seu próprio corpo. Quando ele entra no carro, ele realmente não precisa pensar no que fazer. É a mesma coisa que quando ele quer correr, suas pernas começam a se mover. Quando ele dirige o carro, seus braços giram e o carro faz exatamente o que ele quer. E ele sabe exatamente o que esperar do carro”, iniciou o lendário piloto da F1.
“Isso porque ele está trabalhando muito nisso com sua equipe, especialmente Adrian Newey e seu engenheiro. E isso ajuda a Red Bull a se manter competitiva. Vemos isso acontecer todos os anos: nas primeiras corridas Perez tem um desempenho no mesmo nível de Max ou até um pouco melhor, mas com muito trabalho Max consegue fazer com que o carro faça o que ele quer depois. E então ele destrói Perez completamente. É a mesma música todos os anos”, finalizou Villeneuve.
Hamilton na Red Bull?
Sergio Pérez tem tido resultados muito decepcionantes na Red Bull, colocando a sua posição na equipe em perigo. Entretanto, o canadense acredita que a equipe austríaca não está preocupada com o segundo assento.
“Não acho que ela se importe muito. Afinal, eles têm Max. Enquanto Max estiver vencendo, eles estarão confortavelmente na frente e recebendo toda a atenção que desejam, por que se preocupar? Mas não porque a equipe decidiu, mas porque Max continua vencendo ele. Essa é uma situação muito diferente da que você teve no passado na Ferrari .quando foi estipulado contratualmente que havia um primeiro e um segundo condutor. Então, se o segundo motorista fosse mais rápido, ele seria instruído a desacelerar. Mas eles não precisam fazer isso com Perez”, disse o canadense.
Por fim, Villeneuve afirmou que Verstappen gostaria de ter Hamilton como companheiro de equipe. Dessa forma, ele seria capaz de prova que é melhor do que o britânico.
“Se eu fosse a Red Bull, colocaria naquele carro um jovem que está ansioso para mostrar que pode ser a próxima grande estrela e talvez também causar alguma comoção. Max provavelmente quer Lewis ao lado dele para que ele possa mostrar ao mundo que pode vencê-lo com o mesmo carro. Esse seria seu objetivo final. Acho que ele gostaria disso, mas não tenho certeza se a Red Bull gostaria”, concluiu o ex-campeão mundial.