in

Candidatos ao título falam sobre a expectativa para fim de semana da Fórmula E em Roma

Quatro pilotos chegam a Cidade Eterna com chances de conquistar o título mundial de carros elétricos

Mitch Evans
JAKARTA STREET CIRCUIT, INDONESIA - JUNE 04: Jake Dennis, Avalanche Andretti Formula E, Porsche 99 X Electric Gen3 leads Mitch Evans, Jaguar TCS Racing, Jaguar I-TYPE 6 and Sacha Fenestraz, Nissan Formula E Team, Nissan e-4ORCE 04 during the Jakarta ePrix II at Jakarta Street Circuit on Sunday June 04, 2023 in Jakarta, Indonesia. (Photo by Andrew Ferraro / LAT Images)

Neste fim de semana a Fórmula E realizará a penúltima rodada dupla da 9ª temporada, em um dos circuitos prediletos de pilotos e equipes da categoria: as ruas de Roma, a Cidade Eterna. E quatro pilotos chegam a capital italiana ainda sonhando com a possibilidade de conquistar o título do campeonato.

Jake Dennis (Avalanche Andretti) lidera o campeonato por apenas um ponto de vantagem em relação a Nick Cassidy, da Envision Racing. Além dos dois, Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche Formula E Team) ainda segue na disputa após ter liderado durante grande parte da temporada e agora ocupa a 3ª colocação, seguido pelo vencedor da corrida dupla em Roma na temporada passada, Mitch Evans (Jaguar TCS Racing), quarto colocado.

Embora exista a possibilidade matemática de Jake Dennis conquistar o título na rodada dupla deste fim de semana em Roma, a probabilidade maior é a de ter duas corridas muito disputadas, com centenas de ultrapassagens e muitas mudanças de liderança, tornando improvável a decisão do campeonato mundial neste fim de semana.

“Estou muito feliz por estar de volta a Roma. É surreal estar correndo no GEN3 aqui pela primeira vez dada à icônica história das corridas nesta cidade. É vital que consigamos ir bem nesta rodada dupla para que possamos tentar ampliar a liderança na classificação”, disse Jake Dennis, que venceu a corrida de abertura da temporada na Cidade do México, e esteve mais oito vezes no pódio.

Nick Cassidy chega a Roma depois de ter vencido a primeira etapa da Fórmula E em Portland, nos Estados Unidos, o que lhe permitiu diminuir a diferença em relação ao topo da classificação do mundial. Ao todo são três vitória do neozelandês, que está em seu melhor momento desde que ingressou na Fórmula E.

“É ótimo estar de volta a Roma, circuito onde consegui minha primeira pole na Fórmula E. A luta pelo campeonato vai ser intensa, mas vou fazer uma corrida de cada vez e seguir em frente como tenho feito durante toda a temporada. Foi muito legal conhecer os gladiadores e ver parte da história romana, mal posso esperar para correr por essas ruas neste fim de semana”, explicou Cassidy.

O alemão Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche), que liderou o campeonato por diversas etapas, viu a liderança escapar novamente na última prova, em Portland, em um final de semana onde não conseguiu andar próximo de seus rivais diretos pelo título mundial e terminou com o oitavo lugar, caindo para a terceira colocação na classificação.

“Roma é uma das minhas pistas favoritas e correr em um circuito de rua de uma cidade mergulhada em tanta história é realmente muito especial. Eu alcancei meu primeiro pódio aqui com a equipe há dois anos. Estou muito ansioso pelo circuito. É uma típica pista de Fórmula E com muitas curvas fechadas, pontos de frenagem fortes e inúmeras ondulações. É muito exigente e um verdadeiro desafio numa cidade fantástica com grandes fãs de corrida”, comentou Wehrlein, que foi o mais rápido no primeiro treino livre realizado nesta sexta-feira (14) na Cidade Eterna.

Mitch Evans, da Jaguar TCS Racing, também segue na luta pelo título após ter tido um fim de semana complicado em Portland, onde largou nas últimas posições e teve que escalar o pelotão para chegar em quarto. Porém, Roma é um local de ótimas lembranças para o neozelandês e o time britânico, já que foi nas ruas da Cidade Eterna onde ambos venceram pela primeira vez na categoria na quinta temporada, além das vitórias na rodada dupla do ano passado na capital italiana e por isso, não pode ser descartado na disputa pelo título mundial.

“Tivemos uma sequência incrível de resultados em Roma, mas como sempre, é muito importante manter o foco e não ceder a pressão. Roma é uma das minhas favoritas pistas, pois é um verdadeiro circuito de rua e estou ansioso para ficar atrás do volante do nosso Jaguar I-TYPE 6, mas com o novo carro Gen3 e um novo pneu Hankook, vai ser um desafio. Vou dar tudo o que tenho neste fim de semana para seguir na luta pelo campeonato”, declarou Mitch Evans, dono de três vitórias na capital italiana.

Na classificação do campeonato mundial de equipes, a TAG Heuer Porsche Formula E Team manteve sua liderança, mas agora está apenas seis pontos à frente da Envision Racing. A Jaguar TCS Racing está logo atrás da Envision, sua equipe cliente, em terceiro lugar.

A batalha na pista pela supremacia no Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E acontecerá neste sábado (15) e domingo (16) com as rodadas 13 e 14 da 9ª temporada no Circuito Cittadino dell’EUR em Roma. Essa será a penúltima etapa do campeonato, já que a as duas etapas restantes também serão uma rodada dupla, em Londres, no Reino Unido, finalizando com 16 eprix ao todo.

Rodrigo Nascimento

Escrito por Rodrigo Nascimento

Comentários

Loading…

Fórmula 1

Fórmula 1 pode implementar novidade para as Sprints races em 2024; veja detalhes

Felipe Drugovich é o mais rápido do rookie test da Fórmula E em Roma