Restando apenas duas provas para o término da temporada no World Superbike, o experiente Alvaro Baustista pode “liquidar a fatura” já neste final de semana. O primeiro “match point” do piloto espanhol da Ducati, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portugal.
No momento, Alvaro Bautista lidera a classificação com 47 pontos de frente em relação ao turco Toprak Razgatlioglu. A diferença entre os dois pilotos já chegou na casa de 98 pontos, mas diante dos vacilos recentes do espanhol, o campeonato se mostra em aberto faltando o circuito de Portimão e o de Prometeon, na Espanha.
O cenário poderia ser ainda mais favorável para o Bautista, mas as duas quedas na Corrida 1, em Aragão, atrapalharam ligeiramente os planos do representante da Ducati, que buscou a reabilitação, vencendo a corrida do último domingo.
Matematicamente, 62 pontos ainda estão disponíveis por ronda nas três corridas de cada etapa. Logo assim, Alvaro Bautista precisa somar 15 tentos a mais do que Razgatlioglu para ficar com o título já em solo lusitano.
Bautista figura como o grande favorito nas duas corridas longas, dada a sua velocidade consistente e capacidade de fazer o pneu traseiro durar toda a distância da corrida. Este tipo de área tem sido dominada pelo piloto.
Caso o oponente consiga manter ao menos 61 tentos de distância ao término da Corrida 2 do próximo domingo, a briga ficará aberta para a prova de Jerez, mas com Alvaro Bautista acumulando uma grande porcentagem de terminar o ano com o título na categoria.
A disputa pelo terceiro lugar também chama atenção, e aparece como mais um “ingrediente” nesta reta decisiva. Rea detém 53 pontos de frente no comparativo com Andrea Locatelli. Se fizer nove pontos ou mais no comparativo com o italiano, Rea garante presença no top-3. A temporada 2023 do SBK termina no dia 29 de outubro.