Depois de ter perdido o topo da disputa no Mundial de Pilotos da MotoGP, o italiano Francesco Bagnaia retomou o posto neste domingo (15), com o triunfo no GP da Indonésia. Em uma corrida movimentadíssima, o atual campeão viu o principal concorrente, Jorge Martín, cair após 15 voltas disputas, e conseguiu abrir frente novamente na dianteira.
O pódio do GP de Mandalika foi complementado por Maverick Viñales, da Aprilia, e Fabio Quartararo, fechou em terceiro. Maior campeão da MotoGP em atividade, o espanhol Marc Márquez não conseguiu concluir a prova. De casa nova na próxima temporada, o Formiga Atômica já havia saído da corrida curta, realizada no dia anterior.
A redenção de Francesco Bagnaia, depois de um oitavo lugar na Sprint Race de ontem, veio em grande estilo. O italiano da Ducati saiu do 13º lugar para fazer uma corrida de recuperação. Com apenas quatro voltas, ele já estava entre os três melhores da prova.
Vencedor da corrida curta no sábado, Martín chegou a liderar a prova, depois de uma largada espetacular. A derrocada, no entanto, viria depois, e foi amarga, com um abandono do espanhol. Além do atual vice-líder, outros seis pilotos abandonaram a prova no GP de Mandalika.
TOP-5 DA MOTOGP 2023
1º Bagnaia – 346 pontos
2º Martín – 328 pontos
3º Bezzecchi – 283 pontos
4º Binder – 211 pontos
5º A. Espargaró – 177 pontos
BAGNAIA ALFINETA MARTÍN
Depois de Jorge Martín afirmar que não se sentia pressionado na briga pelo título uma vez que não corre em uma equipe de fábrica, Francesco Bagnaia se pronunciou e alfinetou o concorrente espanhol.
“Algumas vezes fala demais. É melhor deixar que as coisas aconteçam e aí vem falar depois. Estou feliz demais porque sair de tão atrás nunca é fácil. Por isso comecei a apertar desde o início. Quando me vi em terceiro, e com certa margem para quem estava atrás, decidi começar a analisar as coisas”, disparou Bagnaia.