Emoção não faltou no circuito de Jerez da MotoGP neste domingo (28). Em uma briga memorável entre Francesco Bagnaia e Marc Márquez, o atual bicampeão suportou a pressão e cravou o primeiro triunfo da temporada, após um início conturbado. Foi a 20ª vitória dele na carreira em 90 GPs, a terceira de forma consecutiva na prova espanhola.
Ao longo de 25 voltas, muitas coisas aconteceram. Entre os destaques estiveram a queda e abandono do líder do campeonato Jorge Martín, que perdeu o controle da moto a 15 voltas do fim, bem como a batalha frenética de Márquez com Bagnaia.
Até a volta final, os dois estiveram próximos, com menos de 1 segundo de diferença. Em um dos momentos mais eletrizantes, a roda da moto do italiano chegou a atingir o ombro do octacampeão da MotoGP, que se segurou para não cair na pista.
Ao longo da disputa, os dois pilotos chegaram a trocar a liderança, se revezando na dianteira da disputa, mas Bagnaia conseguiu suportar bem a pressão do rival, e levou a melhor, voltando assim à vice-liderança da competição.
O pódio acabou sendo complementado por Marco Bezzecchi, enquanto Álex Márquez e Enea Bastianini compuseram o top-5. Sensação do campeonato neste início de temporada, o jovem Pedro Acosta encontrou dificuldades e fez corrida de recuperação, encerrando na 10ª posição.
Bagnaia encosta na disputa
Com o resultado positivo, Francesco Bagnaia chegou aos 75 pontos e reduziu a “gordura” para o líder Jorge Martín de forma significativa. Os dois estão separados por 17 tentos. Bastianini é o terceiro, com 70. Pedro Acosta figura na quarta posição, enquanto Márquez chegou aos 60 pontos, subindo para o sexto posto.
A MotoGP volta a ativa nos dias 10 a 12 de maio, com o GP de Le Mans, na França. O circuito será o quinto da temporada 2024, e reserva grandes expectativas.