Mesmo integrando a equipe de fábrica da Ducati, Enea Bastianini sempre foi visto como um coadjuvante em 2023. Atrapalhado por lesões, teve sua performance prejudicada no ano passado, em sua estreia na moto vermelha.
Tanto que um substituto foi especulado, com a possibilidade de nomes como Jorge Martín e até Marc Márquez ocuparem seu veículo para a temporada 2024 da MotoGP.
“Bastianini está nas nuvens”
Mas o piloto italiano recebeu um voto de confiança de uma pessoa importante da Ducati. O gerente da equipe Davide Tardozzi acredita que Bastianini pode ser um postulante ao título da MotoGP, assim como seu parceiro de time Francesco Bagnaia.
No segundo dia de testes de pré-temporada em Sepang, Bastianini foi o piloto mais rápido da sessão. “Enea está absolutamente nas nuvens”, descreveu Tardozzi. “Depois do ano muito mau que teve no ano passado – lutando pela confiança com a moto, todas as lesões, o acidente na primeira corrida em Portimão – era algo que pesava muito nos seus ombros”.
Na opinião do dirigente, Enea Bastianini é outro piloto, lembrando o de 2022 que motivou a Ducati a promovê-lo depois da grande temporada que fez pela Gresini. “Estamos realmente confiantes de que ele será um dos candidatos”, opinou Davide Tardozzi.
O gerente da Ducati ainda destacou o espírito coletivo da dupla de pilotos. “Tenho que agradecer ao Pecco [Bagnaia] e ao Enea por trabalharem em equipe com os engenheiros. Vejo quantas ideias eles trocam entre si. Eles falam sobre novas peças. Há confiança entre os dois. Isso ajuda os engenheiros”.
A estreia da temporada 2024 da MotoGP acontecerá no GP do Catar, no próximo dia 10 de março. Antes, haverá o último evento de pré-temporada no próprio circuito de Lusail, nesta segunda (19) e terça-feira (20).