Fora dos planos da Yahama, Franco Morbidelli já tem uma “casa nova” na MotoGP. Nesta segunda-feira (18), o ítalo-brasileiro foi anunciado como novo reforço da Pramac, e pilotará uma Ducati na próxima temporada, sendo o substituto de Johann Zarco, que buscará novos horizontes a partir da próxima temporada.
O vínculo de Franco Morbidelli com a Yamaha foi concluído recentemente, sem acordo para uma extensão contratual. A escuderia optou pela contratação de Álex Rins, que deixará a LCR Honda, e será parceiro de Fabio Quartararo. Diante da iminente saída, o nome de Morbidelli passou a ser cotado em outras equipes, com forte rumor para a Pramac.
Em um primeiro momento, especulou-se que Franco Morbidelli iria se transferir para a VR46. Contudo, a possibilidade foi descartada diante da renovação de Marco Bezzecchi, que estava sendo cotado para subir à Pramac. O italiano, no entanto, topou a proposta, e permaneceu na equipe de Valentino Rossi.
Ao passo que a Gresini vinha sendo especulada como possível equipe de Franco Morbidelli, a Ducati já vinha mantendo tratativas e admitindo publicamente a possibilidade de contratar o ítalo-brasileiro.
“É um prazer para nós receber Franco Morbidelli na Pramac Racing, a nossa equipe apoiada pela fábrica, na próxima temporada, pilotando uma Desmosedici GP oficial”, afirmou Gigi Dall’Igna, diretor da Ducati Corse.
“Franco é um piloto de grande talento e experiência, e, em mais de uma ocasião, demonstrou a força e a velocidade que tem. Não é coincidência que, em 2020, ele tenha sido vice-campeão mundial, vencendo três GPs”, seguiu.
“Estamos confiantes de que, junto com a Pramac Racing e graças ao nosso apoio, ele poderá mostrar todo potencial que tem. Estamos ansiosos para embarcar juntos nesta empolgante aventura”, completou o diretor da equipe italiana.
Vice-campeão da categoria na temporada de 2022, Franco Morbidelli encarou muitas dificuldades nos últimos anos, e ficou longe do protagonismo na MotoGP, principalmente depois da ascensão para a equipe principal da Yahama, ficando sempre atrás de Fabio Quartararo.