Quinto colocado na disputa do Mundial de Pilotos da MotoGP em 2023, o francês Johann Zarco analisou o atual momento de Marc Márquez. Hexacampeão da categoria, o espanhol fechou a primeira parte do campeonato sem sequer terminar uma prova, acumulando sucessivas quedas e lesões.
Ao avaliar o quadro do “Formiga Atômica”, Zarco destacou que Márquez precisa mostrar um lado mais “calmo e controlado” para retomar o trilho do protagonismo na MotoGP.
Nas oito provas realizadas, Márquez só esteve presente de fato em três disputas, amargando ausência em três circuitos por conta de lesão, caiu no Warm-up em Sachsenring, na Alemanha, e desistiu no GP da Holanda.
“Com o tempo que ele tem com a Honda, pode ser que ele (Márquez) precise ter um pouco mais de calma e controle, que não possa ir para a vitória porque a moto não está no momento. Ele pode ter um pouco mais de paciência ou sabedoria para não se machucar com as quedas”, afirmou o francês em entrevista a MotoSan.
“As motos da MotoGP são muito rápidas agora, mas também temos mais controle sobre elas, não é como antes. Acredito que no MotoGP não se pode fazer uma boa ultrapassagem sem contacto, embora sempre com respeito. Mas acho que é um esporte de contato”, completou Zarco.
TEMPO PARA MÁRQUEZ
Em meio aos rumores de uma possível saída da Honda ao término da temporada, Marc teve pouco mais de um mês para se reabilitar das pequenas lesões sofridas com as quedas, e também buscar uma evolução no psicológico e ajustes junto com a equipe para trazer melhorias à sua moto.
Nos próximos dias 4, 5 e 6 de agosto, a MotoGP contempla a nona prova na temporada 2023, com o circuito de Silverstone, na Inglaterra. Tendo somado apenas 15 tentos na temporada, todos oriundos de corridas sprint, Márquez visa a remontada.