Com Alex Rins ainda se recuperando de uma grave lesão sofrida na Sprint Race em Mugello, na Itália, o jovem Iker Lecuona foi escolhido pela Honda para substituir o compatriota espanhol no GP de Silverstone, que marca a retomada da MotoGP.
Piloto da Honda no Mundial de Superbike, Lecuona foi acionado para figurar na prova da categoria rainha em solo britânico. Essa será a terceira vez na temporada que ele “quebrará um galho” na MotoGP.
Em entrevista ao site oficial da categoria, Lecuona desejou uma pronta recuperação para Alex Rins, e mostrou confiança sobre conseguir um bom resultado no GP de Silverstone.
“Desejo a Alex uma rápida recuperação; sei como essas situações são difíceis. Enquanto isso, estou feliz em pular na moto, pois quero fazer o meu melhor e ajudar a equipe. Além disso, eu gosto do layout de Silverstone, e podemos nos divertir. Quero agradecer à família Honda e à LCR pela oportunidade”, pontuou o espanhol.
Embora esteja na WorldSBK, Lecuona tem experiência na MotoGP. Entre 2020 e 2021 ele foi piloto integral da Tech3 KTM. No início da temporada, diante da lesão de Marc Márquez no GP de Portimão, em Portugal, ele foi acionado pela Honda, correndo o GP de Jerez.
Semanas depois, foi a vez dele ocupar a vaga do lesionado Joan Mir, em Assen, na Áustria. Agora será a vez dele fazer as vezes de Alex Rins, que ainda não tem uma previsão concreta de retorno, depois de ter fraturado a tíbia em dois lugares, tendo realizado dois procedimentos cirúrgicos para contornar o problema.
Lecuona estará em ação com o time LCR Honda entre os dias 4 e 6 de agosto, em Silverstone, na nona prova da temporada. Apesar de não confirmado, é bem provável que Alex Rins já reúna condições de correr no circuito Red Bull Ring, na Áustria, agendado para o dia 20 de agosto.
Na corrida pelo título, Francesco Bagnaia aparece na liderança, com 35 tentos a mais em relação ao segundo colocado, Jorge Martín. Marco Bezzechi fecha o top-3.