Hexacampeão da categoria rainha na MotoGP, o espanhol Marc Márquez tem a sua renovação contratual com a Honda travada. Vinculado à equipe até o final do próximo ano, o Formiga Atômica tem agitado os rumores do mercado. Tendo sido oponente de peso dele no passado, Jorge Lorenzo voltou a dar conselhos sobre o que ele vê como ideal para o futuro do experiente piloto.
Em entrevista ao DAZN, Lorenzo classificou que o cenário perfeito para Márquez seria terminar o contrato com a Honda e posteriormente rumar para KTM ou Ducati. Na visão do ex-piloto da MotoGP, o compatriota não deve deixar a Honda antes disso, uma vez que poderia ter problemas com uma saída turbulenta.
“Se Marc, entre aspas, deixar a Honda por aí, pareceria muito ruim. Pareceria fatal. Também devemos lembrar que na corrida de Jerez 2020, ele ultrapassou os pilotos como se fossem da Moto2. E a moto também não estava indo muito bem.
“Acredito que você tem que ser duro e maduro, e gostaria que Márquez cumprisse seu contrato com eles. Não é igual à F1, mas, por exemplo, Fernando Alonso tem 42 anos, Márquez tem 30. Sim, é verdade que Marc tem muito mais lesões do que Fernando, as motos são mais físicas e perigosas que os carros.
“Mas espere mais um ano, termine bem com a Honda e, aos 31 anos, você vai para a KTM para testar. Ou com a Ducati, mais dois anos para conquistar seu nono e décimo título”, complementou Jorge Lorenzo, que chegou a ser companheiro de equipe do Formiga Atômica
MÁRQUEZ NA TEMPORADA
O sonho do heptacampeonato na categoria rainha ruiu para Marc logo no início da temporada. A queda no GP de Portimão representou ausência em três corridas por conta de lesão. Não bastasse isso, o espanhol voltou a ter problemas com a moto e caiu diversas vezes. Passadas nove corridas na temporada, ele sequer conseguiu completar um circuito.
Os “míseros” 15 tentos que o espanhol soma na disputa do Mundial de Pilotos são oriundos da provas Sprint Race, novidade nesta temporada na categoria. A Honda, por si só, também já vive uma fase complicada. A equipe nipônica vem bem atrás das dominantes Ducati e KTM.