in

MotoGP: Raul Fernandez elogia a nova Aprilia 2023: “Fui muito rápido”

Piloto espanhol teve um ótimo desempenho em sua estreia com a nova equipe

Raul Fernandez
Reprodução

Com o Cryptodata RNF em crise e Miguel Oliveira de fora por causa de uma lesão, Raul Fernandez foi comandado pela equipe de testes da Aprilia para a sua estreia no RS-GP de 2023. Assim, o teste da MotoGP ocorreu em Valência.

Curiosamente, Fernandez foi muito rápido durante o dia todo, terminando em quinto lugar. Ele, inclusive, ficou apenas 0,263s do líder de testes e piloto de fábrica da Aprilia, Maverick Viñales.

“Começamos com a velha [moto de 2022] e imediatamente estávamos mais ou menos nos tempos de volta, no meu ritmo da corrida. Mas quando saltei para a nova moto [2023], comecei a ser rápido, rápido, rápido e não percebo muito bem o motivo!”, comentou Fernandez.

Vale lembrar que Espargaró e Viñales descreveram a moto de 2023 como uma “pequena evolução da máquina de 2022”. No entanto, o espanhol de 23 anos deixou claro que sentiu uma melhora enorme.

“Fui quase um segundo mais rápido em termos de ritmo. Eu pude sentir isso. Também vimos nos dados! Em termos de aerodinâmica eles deram um passo. Sinto mais feedback da frente. Posso atacar mais na entrada das curvas. Em geral. Eu me senti muito, muito confortável com a moto. Sinto que a Aprilia funcionou muito bem com aquela moto”, acrescentou o piloto.

Além disso, Raul Fernandez também sentiu que havia uma área clara para novos progressos.

“Não gosto especialmente quando toco no acelerador, porque é bastante difícil virar a moto. Não é um grande problema, mas talvez seja aí que temos que melhorar para estar mais perto da Ducati. Mas no geral me sinto muito bem e o ritmo estava lá”, finalizou o espanhol.

Trackhouse irá sediar o projeto satélite da Aprilia com Raul Fernandez e Miguel Oliveira

Após o teste, a Aprilia confirmou que a Trackhouse assumirá o seu projeto satélite. Contudo, não serão usadas motos antigas, mas sim as recentes RS-GPs de 2024, que também são usadas pelos pilotos de fábrica Aleix Espargaró e Maverick Vinales.

“Estou nos pressionando para conseguir material para 2024. Quero que os nossos dois pilotos tenham o mesmo equipamento que Maverick e Aleix têm. Isso [também] ajudaria os esforços globais da Aprilia. Não queremos fazer isso barato. Queremos deixar uma boa impressão, ser uma equipe forte de clientes e trabalhar em estreita colaboração com a fábrica”, falou Justin Marks, dono da equipe ao site Speedweek.com.

Comentários

Loading…

Correndo em casa, Dudu Barrichello mira terminar em alta primeira temporada completa na Stock Car

Max Verstappen

Horner afirma que “fama” não mudou Max Verstappen: “Ele é o mesmo”