O final de semana ficou marcado pela realização da 11ª prova na temporada 2023 da MotoGP. Líder do campeonato, o italiano Francesco Bagnaia acabou se envolvendo em um grave acidente ainda nas primeiras voltas do GP da Catalunha. Ao ser ejetado da moto depois de perder o controle na zebra, ele foi ejetado para a pista e teve a perna atropelada por Brad Binder, piloto da KTM, que não conseguiu desviar.
Apesar da preocupação inicial, Bagnaia foi diagnosticado com o politraumatismo, e segundo o médico Ángel Charte, se encontra bem, diante de um acidente que poderia ter causado problemas muito mais expressivos. Pecco ainda será submetido a exames.
Depois do acidente, a prova seguiu, e Aleix Espargaro conquistou a sua primeira vitória na temporada na MotoGP, contemplando dobradinha da Aprilia com Maverick Viñales terminando em segundo. O espanhol Jorge Martín fechou o pódio, se consolidando como perseguidor real de Bagnaia no pleito pelo título.
No cenário de momento da MotoGP, o italiano aparece com 260 pontos, enquanto Jorge Martín é o segundo, com 210. Amargando uma drástica nas últimas corridas, sendo o P12 na Catalunha, Marco Bezzecchi estacionou nos 189 pontos, e viu a briga ficar mais distante.
Diante do quadro incerto da lesão sofrida por Bagnaia, Martín pode ter a oportunidade de encurtar a distância em eventuais ausências do piloto da Ducati.
CONFIRA O TOP-12 DA MOTOGP
1º Francesco Bagnaia – 260 pontos
2º Jorge Martín – 210 pontos
3º Marco Bezzechi – 189 pontos
4º Brad Binder – 166 pontos
5º Aleix Espargaró – 154 pontos
6º Johann Zarco – 141 pontos
7º Luca Marini – 125 pontos
8º Maverick Viñales – 113 pontos
9º Miller – 104 pontos
10º Álex Márquez – 102 pontos
11º Fabio Quartararo – 82 pontos
12º Franco Morbidelli – 67 pontos
CRONOGRAMA
A MotoGP retoma as suas atividades no próximo final de semana, com o GP de Misano, na Itália. Os treinos livres se iniciam na sexta (08). Posteriormente, a categoria contempla uma pausa de duas semanas, até o circuito da Índia, programado para o dia 24 de setembro.