A espera dos fãs da motovelocidade está chegando ao fim. Afinal, o hiato de mais de um mês sem provas no Mundial de MotoGP irá se encerrar no próximo fim-de-semana. Dessa forma, o GP da Grã-Bretanha neste domingo (06), com largada às 9h (horário de Brasília), marcará a retomada da competição.
A última prova realizada ocorreu em 25 de junho, através do GP da Holanda, no TT Circuit Assen. A etapa foi vencida pelo italiano Francesco Bagnaia (Ducati), atual líder da MotoGP com 194 pontos.
Seu compatriota Marco Bezzecchi (VR46) foi o segundo colocado e, na classificação, está com 158, um ponto atrás do vice-líder, o espanhol Jorge Martín (Pramac), que tem 159. Outro espanhol, Aleix Espargaró (Aprilia) completou o pódio na Holanda.
Então, o retorno das férias concentrará maior expectativa sobre como Marc Márquez voltará. O hexacampeão mundial de MotoGP pela Honda não vem conseguindo regularidade na temporada 2023, apesar de ter obtido a pole na primeira etapa em Portugal e pontuado somente nas corridas sprint. Mas o piloto espanhol vem às voltas com lesões desde 2020, o que compromete sua performance.
Pol Espargaró retornará em Silverstone
No tradicional circuito de Silverstone, está confirmada a volta do espanhol Pol Espargaró (GasGas Tech3). O piloto sofreu um grave acidente ao se chocar contra uma barreira durante o TL2 da etapa de abertura, no GP de Portugal em 26 de março. Desde então, Espargaró esteve em recuperação, após sofrer fraturas nas costas e na mandíbula.
Para o GP da Grã-Bretanha de domingo (06), a MotoGP irá promover uma mudança no ingresso ao Q2. Então, a sessão de treinos na sexta-feira (04) não servirá mais para a classificação. Dessa forma, a denominação passará de Treino 1 para Treino Livre 1, durando 45 minutos.
Depois, ainda na sexta (04), haverá a sessão denominada Treino (antigo Treino 2), com 60 minutos. Esta será a única em que os resultados definirão os dez pilotos que passarão direto ao Q2, e quais os que ingressarão ao Q1. Já no sábado (05), haverá o Treino Livre 2, mais o Q1 e o Q2, além da corrida sprint que antecederá a principal, no domingo (06).
Programação da MotoGP a partir do GP da Grã-Bretanha
Sexta-feira
– Treino Livre 1 – 45 minutos
– Treino – 60 minutos – única sessão que define pilotos que passam à Q2
Sábado
– Treino Livre 2 – 30 minutos
– Qualificação 1 – 15 minutos
– Qualificação 2 – 15 minutos
– MotoGP Sprint
Domingo
– Warm Up – 10 minutos
– Corrida