in

O que esperar da segunda metade da temporada de MotoGP em 2023?

Depois da pausa de verão de mais de um mês, Mundial de MotoGP será retomado neste domingo (06), em Silverstone

MotoGP lista dos melhores
Divulgação/MotoGP

A espera dos fãs da motovelocidade está chegando ao fim. Afinal, o hiato de mais de um mês sem provas no Mundial de MotoGP irá se encerrar no próximo fim-de-semana. Dessa forma, o GP da Grã-Bretanha neste domingo (06), com largada às 9h (horário de Brasília), marcará a retomada da competição.

A última prova realizada ocorreu em 25 de junho, através do GP da Holanda, no TT Circuit Assen. A etapa foi vencida pelo italiano Francesco Bagnaia (Ducati), atual líder da MotoGP com 194 pontos.

Seu compatriota Marco Bezzecchi (VR46) foi o segundo colocado e, na classificação, está com 158, um ponto atrás do vice-líder, o espanhol Jorge Martín (Pramac), que tem 159. Outro espanhol, Aleix Espargaró (Aprilia) completou o pódio na Holanda.

Então, o retorno das férias concentrará maior expectativa sobre como Marc Márquez voltará. O hexacampeão mundial de MotoGP pela Honda não vem conseguindo regularidade na temporada 2023, apesar de ter obtido a pole na primeira etapa em Portugal e pontuado somente nas corridas sprint. Mas o piloto espanhol vem às voltas com lesões desde 2020, o que compromete sua performance.

Pol Espargaró retornará em Silverstone

No tradicional circuito de Silverstone, está confirmada a volta do espanhol Pol Espargaró (GasGas Tech3). O piloto sofreu um grave acidente ao se chocar contra uma barreira durante o TL2 da etapa de abertura, no GP de Portugal em 26 de março. Desde então, Espargaró esteve em recuperação, após sofrer fraturas nas costas e na mandíbula.

Para o GP da Grã-Bretanha de domingo (06), a MotoGP irá promover uma mudança no ingresso ao Q2. Então, a sessão de treinos na sexta-feira (04) não servirá mais para a classificação. Dessa forma, a denominação passará de Treino 1 para Treino Livre 1, durando 45 minutos.

Depois, ainda na sexta (04), haverá a sessão denominada Treino (antigo Treino 2), com 60 minutos. Esta será a única em que os resultados definirão os dez pilotos que passarão direto ao Q2, e quais os que ingressarão ao Q1. Já no sábado (05), haverá o Treino Livre 2, mais o Q1 e o Q2, além da corrida sprint que antecederá a principal, no domingo (06).

Programação da MotoGP a partir do GP da Grã-Bretanha

Sexta-feira

– Treino Livre 1 – 45 minutos

– Treino – 60 minutos – única sessão que define pilotos que passam à Q2

Sábado

– Treino Livre 2 – 30 minutos

– Qualificação 1 – 15 minutos

– Qualificação 2 – 15 minutos

– MotoGP Sprint

Domingo

– Warm Up – 10 minutos

– Corrida

Avatar

Escrito por Marco Andrews Felgueiras Maciel

Jornalista formado pela PUCRS em 2007 e pós-graduado em Imprensa Esportiva e Assessoria de Comunicação pela Universidade Castelo Branco. Atuei na web-rádio Voz do Futebol e escrevo para o Torcedores.com desde 2022, além de colaborar para o site Nas Pistas a partir de 2023. Também edito o SAMBARIO, voltado para carnaval e sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Ainda fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Comentários

Loading…

Max Verstappen, Red Bull

Fórmula 1 fecha julho com Max Verstappen ganhando todas a corridas

George Russell fala sobre Max Verstappen

George Russell lamenta oportunidades desperdiçadas e aponta missão da Mercedes: “Maximizar os construtores”