Um grave acidente marcou a segunda etapa do Dakar 2024 neste final de semana. O espanhol Carles Falcón foi internado após sofrer uma forte colisão. O piloto teve que ser colocado em coma induzido para o tratamento de um edema cerebral. Ele também foi diagnosticado com uma fratura na vértebra C2.
Segundo nota emitida, o piloto do Dakar foi conduzido para uma unidade hospitalar de Riyadh, capital da Arábia Saudita onde vem sendo acompanhado por uma equipe de médicos, as próximas horas serão cruciais no tratamento de Carles.
“O espanhol Carles Falcón (#135) sofreu uma queda no quilômetro 448 da especial de hoje às 1552, horário local. Alertados imediatamente por um piloto que vinha próximo, os organizadores enviaram o helicóptero médico, que atendeu ao piloto ferido em estado considerado grave. Falcón foi enviado ao hospital Al Duwadimi. Nas próximas horas disponibilizaremos um comunicado completo”, informou o Dakar.
Essa foi a segunda participação do espanhol na categoria. No ano de 2022, ele figurou na 68ª posição no geral e foi 16º na classe “Original by Motul”, modalidade esta na qual os pilotos também trabalhar como mecânicos dos carros em eventuais problemas nos veículos.
Para 2024, o piloto catalão revelou que o seu grande objetivo era concluir a longa prova, já que na edição do ano passado, ele teve que abandonar a disputa, após acidente do companheiro Isaac Feliu. Tragicamente, o cenário agora se inverteu, com Feliu abandonando a disputa para acompanhar a recuperação do amigo.
“Meu companheiro de equipe, Isaac Feliu, sofreu um forte acidente na nona etapa, e agora voltamos juntos para acabar o que não pudemos. Vamos mentalmente preparados após a experiência de 2022”, avaliou Carles antes do início do Dakar 2024.
Responsável pela direção da prova, David Castera emitiu alguns posicionamentos sobre o acidente, revelando que Carles foi encontrado sem batimentos e precisou ser submetido ao processo de reanimação.
“O piloto da TwinTrail Racing Team Carles Falcón, que participava do Dakar pela segunda vez, sofreu um acidente sério no fim do segundo estágio. Ele foi evacuado de helicóptero. Inicialmente, Carlos estava inconsciente e sem um pulso, mas os médicos conseguiram ressuscitá-lo”.
“Ele foi admitido ao hospital em Al Duwadimi, onde foi submetido a testes. Foi confirmada a fratura da C2, que precisa ser operada urgentemente. Ele será transferido para o hospital de Riyadh ainda hoje. Carles será mantido sedado pelos próximos dias para monitorar a evolução do edema em sua cabeça”, pontuou o diretor de prova do Dakar.