Hexacampeão mundial na MotoGP, Marc Márquez tem encontrado muitas dificuldades de recuperar o alto nível na categoria rainha nos últimos anos. A temporada 2023 até o momento, tem se mostrado desastrosa para o “Formiga Atômica”, que ainda tem futuro incerto na Honda. Questionado sobre a fase do piloto, o francês Johann Zarco exaltou o espanhol e condicionou o retorno do protagonismo a uma moto bem ajustada.
Na visão de Zarco, Márquez segue “sendo um piloto incrível” e que retomará o caminho das vitórias “assim que a moto estiver melhor”. O último triunfo do “Formiga” na categoria rainha se deu em 2021. De mudança para a Honda, o francês se mostra ansioso para saber quais serão as evoluções apresentadas pela escuderia.
“Sabemos que [a Honda] tem o poder de investir se precisar tentar encontrar soluções, e ficarei orgulhoso se conseguir encontrar um caminho com eles. Ainda acredito que quem pode vencer com a moto, assim que a moto estiver melhor, será o Márquez. Porque ele continua sendo um piloto incrível quando está se sentindo bem”, avaliou o piloto da Pramac.
MÁRQUEZ NA TEMPORADA
Acumulando sucessivas quedas e lesões, Márquez só conseguiu completar a primeira prova da temporada há pouco mais de uma semana, durante do GP da Áustria, em Red Bull Ring, quando terminou a prova na 12ª posição, chegando quase 23 segundos atrás do vencedor Francesco Bagnaia.
Márquez abriu a temporada se lesionando no GP de Portimão, em Portugal, tendo perdido outras três provas sequentes. Além disso, antes da pausa para as férias de verão, o espanhol desistiu de participar dos GPs da Holanda e Alemanha, por conta de fraturas. Ou seja, em nove circuitos realizados na temporada, o espanhol esteve presente em quatro, e só recebeu a bandeirada final em justamente neste último realizado.
A MotoGP volta às atividades no próximo final de semana, com o GP da Catalunha, na Espanha. As movimentações começam na sexta (01), com o primeiro treino livre.