Denny Hamlin venceu pela quarta vez o Busch Light Clash. O veterano da Nascar de 43 anos triunfou no último sábado (03), no Coliseu de Los Angeles. A corrida tradicionalmente é um evento preliminar que não conta pontos para a Cup Series, cuja abertura oficial será a etapa Daytona 500, em 18 de fevereiro.
Com quatro vitórias no Clash, Hamlin está a uma de igualar o recordista histórico da prova extra do calendário. O lendário Dale Earnhardt, falecido em 2001, triunfou por seis oportunidades na etapa e conquistou a principal divisão da Nascar por sete vezes.
Hamlin persegue título inédito na Nascar
Mesmo disputando a Nascar desde 2005, Denny Hamlin nunca conseguiu ser campeão da Cup Series. Mas em oito ocasiões, automobilistas que receberam a bandeirada no Clash comemorariam o título no fim do ano.
Destas oito, o saudoso Dale Earnhardt conseguiu o feito duplo quatro vezes: 1980, 1986, 1991 e 1993. Ou seja, das seis vitórias no Clash, só não obteve a consagração no final do campeonato em duas oportunidades.
Darrel Waltrip ganharia uma única vez o Clash em 1981, ano do primeiro de seus três títulos. Já Jeff Gordon venceu duas edições da etapa extraoficial da Nascar. Na de 1997, festejaria uma de suas quatro conquistas na Cup Series.
Campeão da Fórmula Indy na década de 90, Tony Stewart também brilhou no tradicional campeonato de stock-car norte-americano. Em 2002, venceu o Clash e no fim daquela temporada ganharia o primeiro de seus três títulos da Nascar.
Recentemente, Joey Logano levou a melhor na primeira edição do Clash realizado no Coliseu de Los Angeles, em 2022. O automobilista celebrou seu segundo título no fim daquele ano, na final em Phoenix. Anteriormente, o evento que antecede a temporada regular da Nascar Cup Series acontecia em Daytona International Speedway.