in

Juju Noda pilotará pela Honda na Super Fórmula em 2024

juju noda
Divulgação / Noda Racing

A vencedora da Euroformula Open, Juju Noda, disputará a temporada 2024 da Super Fórmula com a equipe TGM Grand Prix, da Honda. Noda vai pilotar o SF23, número 53, com motor Honda, em todas as nove corridas da Super Fórmula deste ano, ocupando o lugar de Toshiki Oyu e Riki Okusa em 2023.

O anúncio faz dela a primeira mulher a competir na principal série de monopostos do Japão desde Tatiana Calderon, que pilotou pela Drago Corse entre 2020 e 21, mas sem conquistar pontos. Juju Noda, que completa 18 anos em fevereiro, já havia experimentado um carro da Super Fórmula no teste pós-temporada em Suzuka, em dezembro, onde terminou a pouco mais de dois segundos dos líderes.

No entanto, Juju Noda nunca competiu em seu país de origem antes de 2024, tendo passado toda a sua carreira profissional na Europa. Em trecho divulgado pelo Motorsport, ela comemorou o acerto com a Super Fórmula.

“Estou feliz por ter decidido participar da Super Fórmula. Estou dando um grande passo e sinto uma mistura de entusiasmo e ansiedade agora. É como um sonho poder correr na mesma corrida que os meus ídolos, que têm muita experiência, com os melhores pilotos japoneses e os pilotos estrangeiros que alcançaram resultados no mundo e que se espera que tenham um bom desempenho no futuro. Espero poder aprender muito e quero me divertir sem medo de errar.”

Juju Noda quer mais mulheres no automobilismo e espera ser exemplo

Juju Noda espera que sua entrada na Super Fórmula promova a igualdade no automobilismo, incentivando mais mulheres na profissão.

“Espero que esta participação na corrida leve a uma revisão das regras para torná-la mais igualitária para as mulheres e ajude a dissipar vários estereótipos negativos. Se conseguirmos criar uma Super Fórmula que esteja em linha com os tempos, onde questões como uma sociedade com igualdade de gênero e questões de gênero estão a atrair a atenção na sociedade de hoje, acredito que isso levará a um maior desenvolvimento do automobilismo nacional. Farei o meu melhor para me tornar um bom modelo para as pilotos femininas.”

Representante da TGM, Kazuhiro Ikeda, disse que Noda foi recrutada depois de impressionar a equipe durante seus primeiros dois dias em um carro da Super Fórmula no mês passado. No entanto, Ikeda também deixou claro que terá que acelerar o passo para competir contra seus rivais mais experientes.

Escrito por Matheus Camargo

Comentários

Loading…

nascar daniel suarez

Trackhouse anuncia novo chefe de equipe para Daniel Suárez na Nascar 2024

Lewis Hamilton, pela Mercedes - Toto Wolff

Ex-piloto avalia Lewis Hamilton frustrado na Mercedes: “Está duas temporadas sem vencer”