Ricardo Zonta mostrou mais uma vez porque é o rei da pista do Velocitta. Vencedor de corridas da Stock Car em Mogi Guaçu nos últimos três anos, o piloto Shell lutou novamente pela vitória na Sprint Race realizada neste sábado. Chegou a ficar a menos de 1s de Felipe Massa nas voltas finais e recebeu a bandeirada em segundo lugar. Foi o primeiro pódio da Shell na temporada.
O troféu teve sabor especial para o ex-F1, que festejou com seus familiares o 48º aniversário pela manhã logo depois do treino classificatório.
De quebra, os 50 pontos conquistados no interior paulista serviram para catapultar o vice-campeão de 2020 na tabela de classificação do campeonato. Depois de correr com um cilindro a menos e apenas completar a prova principal na abertura da temporada em Goiânia, Zonta saltou de 13º no campeonato para sétimo.
Ele larga em sexto na corrida principal deste domingo e tem acionamentos de botões de ultrapassagem suficientes para mais uma vez lutar pelo pódio e pela sua quarta conquista consecutiva no Velocitta.
Depois de mais uma vez avançar até o Q3 e lutar pela pole, o paranaense cravou o sexto tempo no classificatório e largou em sétimo por força do regulamento do grid invertido na corrida de sábado. Ele caiu para oitavo ao término da primeira volta, mas logo recuperou duas posições.
O #10 era sexto quando entrou nos pits na volta 8 e foi favorecido por um formidável trabalho da equipe Shell-RCM na troca do pneu. Com o pelotão reordenado após o ciclo de paradas de todos os competidores, Zonta era terceiro na pista. Ele então avançou mais uma posição e se aproximou de Felipe Massa para lutar pela vitória.
No duelo entre ex-pilotos de F1, Zonta chegou a tirar a margem do adversário para menos de 1s. Mas, em atenção às orientações da equipe, poupou os pushes-to-pass para a prova de domingo, que distribui mais pontos.
A corrida principal, de 50 minutos mais uma volta de duração, tem largada programada para 12h30 deste domingo, com transmissão da Band e canais Sportv.
O que ele disse:
“Muito feliz com o resultado aqui! A família veio para meu aniversário e consegui um pódio no meu dia em uma pista que eu gosto muito. Feliz com a comemoração ao lado de gente que me acompanha na carreira e com membros da equipe que são praticamente como a minha família também. Muito gratificante, o carro estava ótimo, o pit-stop foi incrível também e nós tínhamos carro para ganhar a corrida. Agora vamos buscar a vitória amanhã.
Hoje poderia ter atacado depois do pit, mas o time recomendou salvar os pushes. Só que nosso ritmo era bom e depois que os outros pararam vimos que a luta seria pela vitória. Mas o campeonato é o nosso objetivo e temos que valorizar os pontos”
Ricardo Zonta
Stock Car – Campeonato – Top10
- Felipe Massa 137 pontos
- Julio Campos 129
- Bruno Baptista 129
- Felipe Baptista 128
- Gabriel Casagrande 124
- Rafael Suzuki 118
- Ricardo Zonta 103
- Lucas Foresti 103
- Thiago Camilo 85
- Rubens Barrichello 82
Cronograma – Stock Car – Etapa 2 – Velocitta, Mogi Guaçu-SP
Domingo, 24 de março:
12:33 – Corrida Principal (50 minutos +1 volta)