in

Honda escolhe modelo para disputar o Super GT japonês

Fabricante japonesa pretende usar o Civic Type-R GT no Super GT japonês

Carro da Honda será o Civic Type-R GT
Divulgação/ Twitter Honda Racing

Uma mudança na filosofia da Honda para o Super GT, principal competição do automobilismo japonês, surpreendeu a todos. Assim, a marca escolheu o seu sedã mais vendido para ser a máquina com que brigará pelo título da classe GT500 a partir de 2024. Inclusive, as primeiras imagens do Civic Type-R GT apareceram nesta segunda (24) e os teste de pista começam ainda hoje (25), em Okayama.

O visual do Civic substitui o do NSX de segunda geração. Desse modo, sob a carroceria em fibra de carbono existe o chassi do regulamento Class One (o mesmo do DTM até 2020). Além disso, o carro também apresenta uma motorização de quatro cilindros em linha turbo.

Atualmente, a Toyota usa as formas do esportivo GR Supra. Por outro lado, a Nissan estreou em 2022 a carroceria com o desenho do esportivo intermediário Z. Inclusive, ambas devem manter a base de seus modelos para a próxima temporada.

Por fim, vale lembrar que no Brasil, a Honda interrompeu a produção do Civic em 2021. Dessa forma, atualmente o modelo é importado e a versão Type-R aparece no mercado por R$ 430 mil.

Honda Civic Type R estreará no Circuito Internacional de Okayama

Como já dito, o Honda Civic Type-R competirá na série japonesa Super GT a partir do próximo ano. No entanto, o carro fará o seu primeiro shakedown antes da competição de 25 a 26 de julho no Circuito Internacional de Okayama, no Japão.

A nova versão de corrida do Honda “hot hatchback” competirá na classe GT500. No entanto, as regras de classe dão à montadora japonesa uma margem de manobra bem significativa para alterar a carroceria, como demonstrado pelo corpo largo do R-GT e pela asa traseira maior.

Por outro lado, as regras são mais restritivas em powetrains, exigindo um inline-4 de 2,0 litros turbo. Além disso, até o momento a Honda não forneceu nenhuma informação adicional sobre o trem de força. Contudo, as regras de classe estabelecem um limite de potência de 650 cv e também exigem transmissões sequenciais de 6 velocidades com tração traseira.

Por fim, vale lembrar que o Civic Type R de estrada usa um turbo-4 de 2,0 litros, mas com tração dianteira, uma transmissão manual de 6 marchas e 315 cv e 310 lb-ft de torque. Apesar dos números, ele se mostrou rápido quando fora da caixa, estabelecendo um novo recorde para carros com tração dianteira em Nürburgring Nordschleife, percorrendo a pista de 20,27 km em 7:44.

Comentários

Loading…

Verstappen

Max Verstappen receberá novo troféu após incidente com Lando Norris no GP da Hungria

Copa Brasil de Kart

Copa Brasil de Kart tem o seu início com mais de 400 pilotos; saiba mais