A Red Bull vai voltar ao DTM em 2024 como patrocinadora principal da Abt, com ambos os Audi R8 ostentando as famosas cores da gigante das bebidas energéticas. A equipe alemã conseguiu trazer a Red Bull de volta ao DTM e o acordo é significativo, tanto para a Abt, quanto para a Audi.
Houve uma grande surpresa no paddock do DTM quando a Abt revelou sua parceira de 2024 em Hockenheim, no mês passado. Um Audi R8 novinho em folha foi apresentado para um enorme grupo de fotógrafos e jornalistas, com o carro ostentando a famosa pintura azul e vermelha que se tornou uma identidade distinta da Red Bull no automobilismo.
Ao mesmo tempo que confirma que a Abt continuará a sua relação de longa data com a Audi, apesar da decisão do fabricante alemão de reduzir o seu programa GT3, a revelação também marcou o início de uma nova parceria com a empresa, uma marca que esteve fortemente envolvida no DTM no passado. Mais recentemente, a Red Bull colocou sua própria equipe no DTM entre 2021 e 22, dando oportunidades de corrida para nomes como Liam Lawson, Alex Albon e Nick Cassidy.
O retorno da Red Bull ao DTM
O envolvimento mais recente da Red Bull no DTM veio graças ao proprietário, Gerhard Berger, que queria uma grande marca para ajudar a promover o campeonato após o fim da Classe 1, liderada pelos fabricantes, segundo publicou o Motorsport.
Quando Berger vendeu o DTM para o clube automobilístico alemão ADAC no final do ano passado, a Red Bull também seguiu o austríaco, deixando um grande buraco na série. Ninguém esperava um retorno da empresa ao DTM no futuro e nem tão próximo.
Porém, a Abt conseguiu chegar a um acordo para trazer a marca após uma ausência de apenas uma temporada e em um momento crucial, enquanto se prepara para um futuro independente da Audi.
A chave para esta transação foi o chefe de marketing da Abt, Harry Unflath, que foi elogiado por seu trabalho pelo diretor da Abt, Thomas Biermaier, em entrevista ao Motorsport.
“Harry Unflath está sempre em contato com os melhores da Red Bull. Ele sempre trabalhou nisso. Quando percebeu que a porta estava se abrindo lentamente de novo, ele imediatamente colocou o pé dentro. É como marido e mulher. Você sabe quando há interesse. E então você tem que estar presente.”