O mundo da motovelocidade brasileiro está em luto. Neste domingo (27), dois pilotos foram vítimas fatais de um grave acidente na quarta etapa do Moto1000GP, ocorrida em Cascavel. O piloto paulista André Veríssimo Cardoso, de 42 anos, foi um dos que perdeu a vida. Ele chegou a ser encaminhado para uma unidade hospitalar, e acabou não resistindo.
André Veríssimo foi levado por uma equipe de resgate que estava na pista para um hospital de referência. Em estado gravíssimo, ele foi levado para o centro cirúrgico e acabou sofrendo uma parada cardiorrespiratória, não resistindo.
Além de André, Érico Veríssimo também foi vítima fatal no acidente que se deu ainda na primeira volta da corrida. Apesar do sobrenome idêntico, os pilotos não eram parentes. Diante do ocorrido, o Moto1000GP cancelou todas as atividades que estavam previstas na quarta etapa do Brasileiro de Motovelocidade.
ANDRÉ VERÍSSIMO E A CARREIRA
Publicitário de formação, André Veríssimo sempre foi um amante de motos, e resolveu iniciar sua carreira na MotoGP já “experiente” quando tinha 30 anos. Posteriormente, ele se tornaria um dos nomes mais conhecidos na Superbike nacional.
“Eu sempre estive envolvido com duas rodas e corridas. Desde os 11 anos ando de moto. Minha primeira fratura cirúrgica foi aos 13 anos, de mobilete. Com 28 anos, comprei uma moto de rua e comecei a andar pelas estradas. Cai, me arrebentei, e por isso vim procurar o esporte para tentar fazer isso de forma segura”, disse André Veríssimo, em entrevista ao Superbike em 2021.
A primeira vitória veio em 2012. Mesmo ainda sem ter uma equipe, o piloto dividiu boxes com nomes conhecidos como Pedro Sampaio e Juracy Black. Em 2015, André Veríssimo competiu pelo Yamaha no Campeonato Argentino. Contudo, um acidente no circuito de Termas do Rio Hondo, ele fraturou um dos braços e perdeu quase um ano de calendário, retornando com maior protagonismo depois.
No ano de 2020, André Veríssimo vivenciou o seu ápice na motovelocidade. Com patrocínio e se dedicando intensamente, ele faturou dois títulos pelo SBK na mesma temporada: categoria Evolution 1000cc e outro na Evo PRO, que também é disputado com motos de 1000cc.
Criador de conteúdo digital no âmbito da motovelocidade, André recebeu inúmeras homenagens em seu perfil nas redes sociais.