O primeiro e único drone com câmera capaz de acompanhar um carro de Fórmula 1 durante uma volta completa foi revelado pela Red Bull Racing. O drone pode acelerar duas vezes mais rápido que um automóvel da categoria, atingindo 300 km/h (186 mph) em apenas quatro segundos, com uma velocidade máxima de mais de 350 km/h (217 mph).
As imagens foram revelados em um vídeo produzido pela Cut Media e divulgado pela Red Bull. Filmado nos 5,89 km (3,66 milhas) de comprimento do Circuito do Grande Prêmio de Silverstone, isso mostra um primeiro tiro FPV ininterrupto do mundo capturado pelo drone personalizado pilotado manualmente.
O drone da câmera é mostrado seguindo o novo carro RB20 de Max Verstappen em uma volta completa no circuito. Desenvolvido com acesso ao processos da Red Bull Advanced Technologies, o drone com câmera foi testado nos carros RB8 e RB19 dirigidos por Liam Lawson e David Coulthard.
“Em janeiro de 2023, a Red Bull veio até nós com a pergunta se poderíamos seguir um carro de F1 por uma volta completa, mas demos tudo de nós. Com mais de oito meses de pesquisa e desenvolvimento, testes, voltando à prancheta e trabalhando em conjunto com a Red Bull Advanced Technologies, conseguimos”, comunicou a equipe de drones FPV, Dutch Drone Gods.
Archie Hawkes, produtor de conteúdo global da Red Bull Media House, também comentou. “Quase cinco anos desde que rabisquei a ideia pela primeira vez em um pedaço de papel e após 18 meses de desenvolvimento em tempo integral, os Dutch Drone Gods entregaram novamente e produziram um dos os drones de filmagem mais rápidos do mundo, capazes de atingir velocidades superiores a 300 km/h por mais de dois minutos”, disse.
“Os desafios técnicos envolvidos para alcançar esse feito inovador são uma coisa, mas as habilidades e coragem para pilotá-lo sob pressão atrás do tricampeão mundial Max Verstappen são outra coisa”, acrescentou.