in

F1 hoje: Guenther Steiner atribui saída à disputa financeira na Haas

Ex-chefe da equipe se tornou comentarista da F1 e relatou desavenças internas com o dono da escuderia, Gene Haas

Guenther Steiner - Ex-chefe da Haas
Guenther Steiner (Divulgação / F1)

Guenther Steiner foi demitido da Haas em janeiro, depois de oito temporadas como chefe da equipe na Fórmula 1. A escuderia foi a última colocada no Mundial de Construtores da F1 em 2023, somando apenas 12 pontos. O engenheiro italiano assumiu o comando da equipe em 2016, quando a Haas entrou na F1.

O dono da equipe Gene Haas optou por não estender o contrato de Steiner, que havia se encerrado. O novo chefe da escuderia é o japonês Ayao Komatsu, diretor de engenharia que foi promovido.

Embora tenha marcado presença no paddock do GP do Bahrein de F1 na semana passada, o ex-chefe não viu, nem se comunicou com Gene Haas. Steiner se tornou comentarista, assinando com o canal RTL, da Alemanha.

“Gene Haas não gostou do que eu tinha a dizer”, disse o ex-chefe da equipe da F1

Em entrevista para a Sky Sports, Steiner relatou bastidores de sua saída da Haas e também das dificuldades da equipe na temporada passada da F1. Na sua opinião, foram tomadas atitudes financeiras equivocadas por Gene Haas, pelas quais contestou.

“Posso dizer que o último ano, ou ano e meio, foi difícil. Dava para ver que todas as outras equipes, quando o limite orçamentário entrou em vigor, todos os demais investiram seu dinheiro na infraestrutura da empresa apenas para seguir em frente”, introduziu Steiner.

O ex-chefe da Haas continuou. “Nós não fizemos isso. Em algum momento, você precisa dizer o que pensa sobre as coisas. Obviamente não sou o dono do time. Não posso tomar essas decisões. Eu não tenho dinheiro”, declarou.

O engenheiro italiano detalhou como agiu diante do empresário norte-americano. “Gene quer fazer do jeito dele. Obviamente ele não gostou do que eu tinha a dizer. Portanto, meu contrato não foi prorrogado. Eu estava bem com isso”, concluiu Steiner.

Escrito por Marco Andrews Felgueiras Maciel

Jornalista formado pela PUCRS em 2007 e pós-graduado em Imprensa Esportiva e Assessoria de Comunicação pela Universidade Castelo Branco. Atuei na web-rádio Voz do Futebol e escrevo para o Torcedores.com desde 2022, além de colaborar para o site Nas Pistas a partir de 2023. Também edito o SAMBARIO, voltado para carnaval e sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Ainda fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Comentários

Loading…

A tradicional etapa de abertura da Indy é disputada desde 2003 no circuito. Uma das mais belas pistas de rua do planeta. E que tem a reta principal montada na pista de um aeroporto doméstico, o Albert Whitted Airport. O GP foi palco para três vitórias brasileiras de Hélio Castroneves em 2006, 2007 e 2012.

Na abertura da temporada da Indy, saiba onde assistir o GP de St. Petersburg

Bagnaia

Bagnaia renova contrato com Ducati na MotoGP