A FIA promete movimentar o universo da Fórmula 1 dentro de dois anos, com a chegada das novas regras para a categoria, que impactará em diferentes pontos dos carros. Mediante às novidades, o órgão não quer permitir a realização de concessões das equipes antes da temporada ser iniciada.
Segundo informações de Nikolas Tombazis, diretor de monopostos da FIA, movimentações deste tipo só serão toleradas até à próxima temporada. Um dos grandes temas de discussão na Fórmula 1 desde a implementação do novo regulamento em 2022 foi a limitação dos pesos, que acabou impactando o desempenho de algumas equipes.
Para 2026, a redução dos pesos será uma das novidades. Estima-se que os veículos devam pesar até 50 quilos a menos no comparativo com o cenário atual. A diminuição no tamanho das rodas, de 18 para 16 polegadas vai ajudar.
“Elas (as equipes) terão que se esforçar mais para reduzir o peso se não conseguirem. Portanto, o que estamos estabelecendo para 2026 será um limite de peso que não será alterado posteriormente”, disse o diretor da FIA em entrevista concedida ao Motorsport.com.
O intuito da FIA nesta movimentação é impedir com que as equipes adicionem todos os pontos no início de 2026 que tornem o carro mais pesado, algo que aconteceu em 2022. Quando a nova regulamentação estiver em vigor, os times do grid não poderão mais utilizar deste artifício para contornar a limitação.
A temporada 2024 da Fórmula 1 terá o seu início no dia 29 de fevereiro, com o treino livre do GP de Sakhir, no Bahrein. Ao todo, 24 provas contemplam a disputa, entre elas o GP de Interlagos, em São Paulo. Tricampeão da categoria de forma consecutiva, Max Verstappen é mais uma vez cotado como principal favorito na disputa pelo Mundial de pilotos. O holandês da Red Bull venceu 19 de 22 corridas realizadas em 2023.