Entre 2011 e 2013, a Fórmula 1 fez uma parada anual em Uttar Pradesh, na Índia. Nas três ocasiões, o auge de Sebastian Vettel fez com que ele vencesse, tornando o piloto alemão e a Red Bull soberanos nas pistas do país asiático.
Realizada no Circuito Internacional de Buddh, a prova foi um verdadeiro sucesso para o país, levando a mídia local a classificar o evento como muito bem-sucedido, atraindo entusiastas de todo o país para acompanhar a corrida.
No entanto, o fato de o governo indiano ter retirado a isenção de impostos para entretenimento, entre outros motivos, culminou com que a FIA optasse por retirar a prova de seu calendário.
Porém, nem tudo está perdido para os amantes de automobilismo na Índia. 10 anos a realização da última edição, o país voltou a ser alvo de especulações sobre sediar uma prova da Fórmula 1 dentro dos próximos anos.
Isso é o que aponta um rumor levantando pelo jornal indiano Business Today, que alega ter ouvido de pessoas de dentro da FIA que as negociações entre as partes interessadas ocorrerão em breve.
MotoGP e Fórmula E podem “convencer” a Fórmula 1
Ainda segundo o meio de comunicação local, a prova da MotoGP, que teve sua realização deste ano durante o último fim de semana no mesmo circuito, pode ser uma das razões para que a FIA voltasse a considerar um retorno da F1 à Índia em breve.
Além disso, a estreia da Fórmula E em Hyderabad, no ano de 2023, recebeu uma resposta positiva da audiência indiana. O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, expressou seu entusiasmo pela presença da categoria elétrica no país e demonstrou otimismo em relação às oportunidades futuras.
“Há mais coisas que podem ser feitas na Índia, incluindo o retorno da F1“, afirmou assim Sulayem na época, alegando que também há interesse em alcançar os fãs chineses: “Ainda sequer arranhamos a superfície. Estamos falando de 2,8 bilhões de pessoas nesses dois países.“