A Fórmula 1 está de férias e só volta no final de agosto no fim de semana dos dias 25 e 27, com o GP da Holanda, em Zandvoort. Nesse período de descanso da categoria, é hora de aproveitar para já pensar – e especular – sobre o futuro de alguns pilotos.
Do atual grid da Fórmula 1, pilotos como Lewis Hamilton, Yuki Tsunoda e Logan Sargeant possuem vínculos somente até o fim da temporada. O futuro deles ainda é uma incógnita, mas já é possível ler e ouvir rumores projetando a temporada de 2024.
+ 5 circuitos clássicos que deixaram saudade e mereciam voltar ao calendário da Fórmula 1
O Naspistas compilou alguns rumores com as principais possibilidades de mudanças no grid da Fórmula 1 para a próxima temporada; confira!
Veja quais pilotos podem trocar de equipe para a temporada de 2024:
Lewis Hamilton fora da Mercedes?
O caso mais emblemático e aguardado da Fórmula 1 é o que envolve o heptacampeão da categoria. Com contrato somente até o fim de 2023 com a Mercedes, o inglês ainda não renovou seu vínculo com a equipe e tem o futuro indefinido.
Em recente entrevista à emissora belga RTBF em Spa-Francorchamps, Hamilton comentou sobre o tema e admitiu que as conversas seguem acontecendo. “Acho que é definitivamente uma montanha-russa emocional para ambos os lados”, disse.
“Ele [Toto Wolff, chefe de equipe da Mercedes] tem seu lado pessoal, mas também é um homem de negócios. É um processo contínuo e ninguém pode entender completamente a complexidade da situação. Estou entrando em detalhes nos meus contratos agora. Mas meu plano é continuar aqui. Eu tenho muito trabalho a fazer com esta equipe”, acrescentou.
Em junho, o tabloide inglês Daily Mail noticiou que Hamilton quer um contrato de cinco anos e vencimentos anuais de 50 milhões de libras para renovar. Toto Wolff, entretanto, negou que as conversas com o heptacampeão envolva questões financeiras. “Isso não é uma discussão sobre dinheiro, mesmo. É sobre o futuro, o que queremos fazer certo e otimizar. Não estamos mais falando sobre duração (do contrato), dinheiro, nada disso. São outros tópicos”, disse o austríaco entrevista à Sky Sports após o GP da Áustria.
Segundo o jornal Daily Mail noticiou em maio, Ferrari estaria disposta a oferecer um contrato de 40 milhões de libras para ter Hamilton em 2024. Em entrevista à DAZN, entretanto, o veterano afirmou que nunca pensou pilotar uma Ferrari.
“Nunca foi (um sonho competir pela Ferrari). Quando eu era jovem, minha referência era Ayrton Senna. Então eu estava mais pro vermelho e branco, meu sonho era a McLaren. Mas eu entendo os pilotos que veem um carro vermelho e dizem: “É uma equipe icônica”. Por sorte, tenho um carro vermelho em casa. Sim, sou fã da Ferrari”, explicou.
Charles Leclerc segue na Ferrari?
O monegasco tem contrato com a Ferrari até o fim de 2024, mas seu nome tem sido especulado para trocar de equipe na próxima temporada. Red Bull e Mercedes aparecem como as supostas equipes interessadas no piloto de 25 anos.
De acordo com a publicação francesa Sportune, entretanto, Leclerc já teria assinado uma renovação de dois anos com a Ferrari. O acordo ainda teria opção de estender o vínculo por mais três anos até 2029.
Troca de pilotos na Red Bull? Sergio Pérez é incógnita:
Depois de um início de temporada promissor, com duas vitórias nas quatro primeiras corridas, Pérez viu seu rendimento despencar na sequência. O mexicano viu o companheiro Max Verstappen abrir 125 pontos de vantagem na liderança da classificação do Mundial de Fórmula 1.
O contrato de Pérez termina em 2024, mas os rumores envolvendo retorno de Daniel Ricciardo e do suposto interessem em Charles Leclerc pressionam o mexicano. O piloto, contudo, faz questão de demonstrar indiferença com as especulações.
“Eu não poderia me importar menos com isso, pra ser honesto. Estou na F1 há 13 anos e já vi de tudo. Não me preocupo com nada. Só estou focado em cumprir minha temporada, na pista, e garantir que eu siga aproveitando tudo. Tenho total apoio de Helmut (Marko, consultor da RBR) e Christian (Horner, chefe de equipe). O time inteiro me apoia e sabem do que posso fazer, do meu potencia”, disse Pérez.
Daniel Ricciardo pode seguir na AlphaTauri:
Ricciardo iniciou a temporada como piloto reserva da Red Bull após o fim do vínculo com a McLaren em 2022. Após a demissão de De Vries, o australiano voltou ao grid da F1 como piloto da AlphaTauri. O próprio piloto, entretanto, já admitiu que seria um “conto de fadas” retornar à Red Bull.
O chefe de equipe da Red Bull, Christian Horner, afirmou que Ricciardo pode continuar na AlphaTauri em 2024. A estratégia visa o retorno do australiano para a RBR em 2025, após fim do contrato de Sergio Pérez.
“Daniel tem uma oportunidade entre agora e o final do ano para demonstrar que não perdeu nada de sua forma. E então uma decisão será tomada sobre se ele permanecerá no mesmo assento por mais 12 meses. Obviamente, é muito claro que os pilotos da AlphaTauri e Toro Rosso foram colocados lá para se desenvolverem como potenciais candidatos à Red Bull Racing, e Daniel está muito ciente disso”, disse Horner.
Lando Norris em alta?
Oitavo colocado na classificação do Mundial de Fórmula 1 em 2023 com 69 pontos após 12 corridas, Lando Norris tem sido especulado em diversas equipes. O piloto inglês tem contrato com a McLaren até 2025, mas tem estado no radar da Red Bull, Mercedes e Ferrari para o futuro.
Em junho, por exemplo, o jornalista Joe Saward, um dos principais repórteres do paddock da F1, Norris pode ter um pré-contrato com a Ferrari. O acordo, entretanto, seria para 2025. A escuderia italiana estaria tentando se precaver caso perca Charles Leclerc e Carlos Sainz no final do próximo ano.
Futuro de Yuki Tsunoda:
Diferente de De Vries, seu ex-companheiro na AlphaTauri, o piloto japonês tem deixado boas impressões nesta metade da temporada. E embora seu vínculo com a equipe seja somente até o fim do ano, a expectativa é de que o contrato seja renovado.
Em abril, Franz Tost, chefe da AlphaTauri, elogiou Tsunoda e projetou sua ida para a Red Bull em 2025 em meio aos rumores de que o japonês poderia substituir Pérez em 2024. “Até onde eu sei, Sergio Pérez ainda tem contrato para o ano que vem.O que posso dizer é que Yuki está no caminho certo. Ele melhorou em todos os aspectos. E acho que ele vai continuar na AlphaTauri em 2024. Em 2025, acho que ele finalmente estará pronto para a Red Bull”, avaliou Tost.
Situação complicada para Logan Sargeant:
Ainda sem pontuar na temporada de 2023 do Mundial de Fórmula 1, Logan Sargeant deve deixar a Williams ao final do contrato. Já foi especulada, inclusive, a chance de demissão precoce do norte-americano – assim como aconteceu com De Vries.
Em meio a situação delicada de Sargeant, Álex Palou, campeão da Fórmula Indy, tem sido especulado para assumir a vaga na Williams em 2024. O nome de Mick Schumacher, atual piloto reserva da Mercedes, também já foi especulado para o posto.