A Red Bull renovou recentemente o contrato do projetista Adrian Newey, que tinha vínculo com a equipe austríaca somente até o fim do ano. A renovação colocou um ponto final nos rumores de negociações com rivais ou até mesmo que aposentaria. De acordo com F1-Insider, a Mercedes chegou a sondar a situação do engenheiro que chefia o departamento de projetos da RBR.
A informação foi confirmada por Helmut Marko, consultor da Red Bull. O ex-piloto revelou um contato da Mercedes com o projetista. Newey teria sido chamado para conversas por um ex-funcionário da Red Bull que hoje seria agora um dos assistentes pessoais de Toto Wolff na Mercedes. Ele, entretanto, recusou o contato.
“Parece que Wolff não tem acredita que seu próprio pessoal seja capaz de resolver os problemas da Mercedes”, alfinetou Marko. O consultor da Red Bull ainda expressou o desejo de que o projetista permaneça ligado à equipe austríaca até se aposentar da Fórmula 1.
Helmut Marko rechaçou ainda a possibilidade de perder Pierre Wache, diretor técnico da da equipe taurina, para a Ferrari. A equipe italiana perdeu David Sanchez para a McLaren e Laurent Mekies para a AlphaTauri.
“Nós gostamos de ver a Ferrari competitiva, mas não funciona dessa maneira. Não estamos em um bazar. Além disso, Wache não quer trocar de equipe e nós não concordaríamos com isso”, garantiu.
Conhecido como ‘mago’, Adrian Newey foi responsável por projetos de diversos carros que conquistaram títulos de pilotos e construtores na categoria ao longo de três décadas. São cinco títulos pela Williams, um pela McLaren e cinco pela própria Red Bull.
Adrian Newey na Red Bull:
De acordo com a revista inglesa Autosport, Adrian Newey fechou um acordo multianual com a Red Bull, já valendo a partir da próxima temporada.
Christian Horner, chefe da equipe austríaca, já havia destacado a importância de Newey em entrevista à Autosport. “Adrian tem sido uma parte muito fundamental desde o início, praticamente. Ele cobre muitas áreas, e ter a fundo sua experiência e conhecimento, além da forma como ele trabalha com os jovens, é ótimo.”
“Ele está tão motivado como sempre esteve. É claro que ele tem um grande interesse no que está acontecendo no Powertrains e no Red Bull Advanced Technology também. Portanto, ele cobre os três pilares em Milton Keynes”, acrescentou.
Na Red Bull há quase duas décadas, Adrian Newey é quem assina os modelos que deram os títulos de Sebastian Vettel em 2010, 2011, 2012 e 2013; e, por fim, da conquista de Max Verstappen em 2022.
Com Max Verstappen e Sergio Pérez na briga pelo título do Mundial de Fórumula 1 na atual temporada, a Red Bull lidera a classificação de construtores. A equipe taurina soma 224 pontos, com cinco vitórias e nove pódios após cinco corridas.