Depois de duas temporadas de domínio na Fórmula 1, inclusive com uma vitória alcançando uma vantagem de 451 pontos no último campeonato de construtores, era então possível que a Red Bull Racing optasse por não realizar grandes alterações em seu carro em relação ao RB19.
Aceitar encarar uma temporada mais acirrada do que as últimas, devido à busca contínua por evolução das equipes rivais, poderia ter sido uma estratégia viável.
No entanto, mesmo com a aproximação adversária após alguns dias, os primeiros testes realizados no Bahrein sugeriram que a Red Bull fez mais modificações do que o esperado em seu carro. Essas mudanças visam assim melhorar o desempenho e tornar o RB20 tão imbatível e inovador quanto seu antecessor.
Leia também:
– Chefe da McLaren demonstra admiração pelo RB20: “Eles foram corajosos”
O especialista técnico do portal RacingNews365, Paolo Filisetti, fez uma análise detalhada sobre o veículo da RBR para 2024, destacando a “soberania” da equipe na F1 atualmente: “Olhando para o RB20, este carro é aparentemente uma referência para os outros carros“.
O jornalista se impressionou com o trabalho de Adrian Newey e sua equipe, principalmente na implementação de um novo conceito de refrigeração do radiador: “Começando pelo conceito, levaram ele ao extremo com um layout de refrigeração do radiador muito complexo […] enquanto não temos apenas as entradas horizontais, mas também as fendas verticais, que alimentam o intercooler para resfriamento“.
Para Filisetti, o RB20 não deve sofrer com “cópias” de seus pontos fortes por meio das equipes adversárias, devido então a complexidade de tal movimento neste momento: “A base do RB20 não pode ser facilmente integrada em outro carro, então isso significa que durante toda a temporada será impossível para os outros rivais imitarem este modelo“.
Zeropods “à la Mercedes”?
Um dos rumores envolvendo a Red Bull que mais ganharam força durante os últimos dias foi a suposta “cópia” dos zeropods da Mercedes, que estaria então programada para o GP do Japão, em abril.
Na opinião de Paolo, a equipe austríaca já apresentou seu design ‘definitivo’ e que não arriscaria um movimento como este: “Estou cético quanto a isso devido ao conceito já extremo deste carro e à enorme complexidade que o sistema de refrigeração já demonstrou […] Acho que este conceito tem um potencial enorme e pode manter os rivais a uma certa distância durante um bom tempo“.