O domínio de Max Verstappen durante a temporada de 2023 da Fórmula 1 chamou muita atenção e gerou uma série de questionamentos. Entre eles, a possibilidade do carro da Red Bull Racing ser configurado especialmente para atender aos desejos do piloto holandês. E nesse suposto cenário, o maior prejudicado estaria sendo juntamente Sergio Pérez, que teve dificuldades com o RB19 ao longo do ano.
Em entrevista à revista Auto, Motor und Sport, Verstappen foi questionado sobre o assunto e negou que o carro tenha sido projetado especialmente para ele. O holandês explicou a diferença entre uma configuração e o desenvolvimento do modelo.
“Não estou interessado na opinião de outras pessoas. Você não conhece nosso carro. Eu apenas tento fazer o meu melhor a cada vez. Não sei o quanto esse carro é dominante em comparação com outros carros. Ninguém sabe disso”, começou Verstappen.
+ Verstappen dispara sobre Sprint: “Não há satisfação em ganhar”
“Eu ajusto o carro da maneira que gosto e outro piloto o faz da maneira dele. Os engenheiros estão lá para deixar o carro mais rápido. Eles não estão lá para deixar o carro confortável para mim. Eu nem sei qual é o meu estilo de pilotagem. Eu me adapto ao carro para ser o mais rápido possível. Essa é a coisa mais importante para um piloto de Fórmula 1 muito bom. Adaptar-se ao que você recebe da equipe”, completou.
Na temporada em que conquistou o tricampeonato consecutivo, Verstappen venceu nada menos que 19 dos 22 GPs que foram disputados no ano de 2023. Sergio Pérez, por sua vez, venceu apenas dois e teve dificuldades para assegurar o vice-campeonato de pilotos.