Campeão da MotoGP em 2021, o francês Fabio Quartararo vivencia um cenário de incerteza para a próxima temporada, e pode ser mais um dos pilotos que figuram no grid da categoria, que podem buscar novos ares a partir de 2025. Com a Yamaha devendo em termos de rendimento, ele tem sido cotado para defender as cores da Aprilia, mas no momento, são só rumores.
Publicamente, ele já admitiu a possibilidade de negociar com equipes rivais, o que levaria abandonar o projeto da escuderia asiática, contemplada com a concessão nesta temporada, juntamente com a Honda.
Depois da Aprilia ser cotada como provável destino de Fabio Quartararo para 2025, o ex-piloto Simon Crafar se posicionou sobre as especulações, e disse que os dois combinam bem.
“Sim (uma boa notícia), para todas as partes, exceto a Yamaha! Fábio, na Aprilia? É um V4, mas é mais parecido com o inline4 dos V4s. O que significa que tem a melhor velocidade em curva, ainda melhor do que as linhas em linha agora.
“A Aprilia fez um trabalho incrível. Adoraria ver o Fabio vencer na Aprilia. É tudo boato no momento. Vamos ver o que ele faz. É uma coisa difícil de aceitar, para a Yamaha, a saída do Fábio. Ele é uma grande parte do quebra-cabeça da Yamaha”, complementou o ex-piloto da MotoGP.
No circuito de Portimão, o francês respondeu alguns questionamentos sobre o futuro, e disse estar considerando todas as opções. O baixo rendimento da Yamaha na temporada passada e dificuldades vistas neste início de 2024, pode impactar na tomada de decisão por parte de Fabio Quartararo, que por sua experiência na categoria, objetiva voltar ao protagonismo, brigando com o pelotão principal.
Na visão de Crafar, o piloto francês já pode ter tomado a sua decisão de rumar à Aprilia. “Isso foi o que tirei da entrevista. Observando sua linguagem corporal, parecia que ele sabia o que iria fazer, sabia o que queria. Desejo a ele boa sorte, que ele consiga. Fábio está com muita fome. Ele pode vencer”, pontuou.