in

MotoGP irá implementar nova regra no circuito de Silverstone

MotoGP tem Francesco Bagnaia como líder do Mundial de Pilotos, seguido de Martín e Marco Bezzecchi; temporada retorna no dia 4 de agosto

MotoGP
Divulgação/ X MotoGP

Depois de um longo hiato de férias de verão, a MotoGP retorna no mês de agosto com o GP de Silverstone. E a prova em solo britânico trará novidade para a categoria rainha. Trata-se do novo Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus, que será implementado.

Em reunião, os comissários decidiram pela introdução de uma escala de penalidade gradativa, ao invés de desqualificar os pilotos de uma sessão ou corrida, uma vez que a nova regra está sendo fixada com a temporada em andamento.

PENALIDADES NA MOTOGP

  • 1ª ofensa: Advertência 
  • 2ª ofensa: Penalidade de 3 segundos 
  • 3ª ofensa: Penalidade de 6 segundos 
  • 4ª ofensa: penalidade de 12 segundos 

O plano da regra é futuramente, quando todos estiverem familiarizados com as normas, impor punições mais severas, promovendo desqualificações. Ainda não há um prazo fixado para que as eliminações sejam introduzidas na MotoGP.

O sistema consiste em averiguar e garantir o cumprimento das pressões dos pneus, conforme determinado pela fabricante oficial responsável por fornecer os pneumáticos. Até o GP da Holanda, realizado no dia 25 de junho, as equipes utilizavam os próprios sistemas individuais para a verificação da pressão dos pneus.

A partir de Silverstone, a organização de prova ficará encarregada, de forma exclusiva, para fazer as medições. Os fabricantes e a organização da MotoGP determinaram um limite mínimo para a pressão durante uma porcentagem mínima das voltas em um Sprint ou corrida. A pressão mínima pode variar entre um circuito e outro.

Antes de fato implementar a novidade, que não valerá para sessões de treinamentos, a MotoGP realizou um período de testes na primeira parte da temporada 2023. As categorias Moto2 e Moto3 não irão receber essa regra.

Na corrida pelo título, o italiano Francesco Bagnaia conseguiu entrar para as férias com uma “gordura” de 35 pontos em relação ao segundo colocado, o espanhol Jorge Martín. Marco Bezzechi vem logo atrás.

Avatar

Escrito por Cido Vieira

Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalha no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo futebol e o automobilismo

Comentários

Loading…

Ocon, Alpine (sauber)

Esteban Ocon acredita em bom desempenho da Alpine no GP da Bélgica: “Podemos pontuar”

Embalada por Van Gisbergen, Toyota deve manter intercâmbio de pilotos na Nascar