Campeão do WorldSBK em 2021 pela Yamaha, Toprak Razgatlioglu se transferiu para a BMW depois de dois vice-campeonatos seguidos. Neste sábado (24), o piloto turco de 27 anos estreou pela equipe alemã no Mundial de Superbikes.
Na Corrida 1 realizada no circuito Phillip Island, na Austrália, Toprak se classificou na quinta colocação, mesmo tendo sido o quarto a cruzar a linha de chegada. O motociclista teve problemas durante o seu pit stop, ao ser penalizado por sair rapidamente do pit lane. O turco seria punido com 1,2 segundo, perdendo uma posição.
Logo após a corrida, Toprak Razgatlioglu falou sobre sua primeira atuação guiando a BMW, reforçando a prioridade ao pneu traseiro, por considerar a pista australiana dura.
O piloto chegou a liderar na primeira volta, até ser ultrapassado pelo italiano Nicolò Bulega, que venceria a prova pela Ducati Aruba.it. “Começamos a corrida não tão mal. Fiquei na frente e a sensação foi boa”, disse o turco ao site oficial do WorldSBK.
Toprak Razgatlioglu justificou a saída para retornar à pista depois de um pit stop considerado perfeito. “Foi estranho. Eu vi meu painel e dizia zero, então saí do pit lane. Alex [Lowes] me passou para sair do pit lane e não ganhei vantagem”, esclareceu, alegando um problema em seu GPS por ter saído um pouco mais cedo do pit lane.
Toprak: “As outras motos parecem mais fáceis de pilotar”
O campeão do WorldSBK de 2021 descreveu algumas diferenças na moto BMW para sua antiga equipe Yamaha. “Não estou satisfeito com o quinto ou quarto lugar, o meu objetivo era o pódio. Mas entendo que esta não é uma corrida fácil. Dez voltas com estes pneus e eles foram destruídos. Talvez seja especialmente a minha moto porque uso muito o pneu traseiro, mas outras motos pareciam mais fáceis [de pilotar]”, observou.
A Corrida 2 do WorldSBK na Austrália será realizada neste domingo (25), a partir das 2h da madrugada. O Bandsports anuncia a transmissão ao vivo às 22h45 deste sábado (24), com a Superpole da segunda prova e a corrida do WorldSSP (a divisão inferior) antecedendo a principal. Os horários são de Brasília.