O Brasil voltou a festejar uma vitória na motovelocidade. Na etapa da Indonésia da Moto3, a terceira divisão da MotoGP, Diogo Moreira ganhou a corrida. Foi a primeira vitória do motociclista de 19 anos na modalidade.
O jovem piloto da KTM acabou com um tabu. Desde 2005 com Alexandre Barros, que nenhum brasileiro ganhava provas de qualquer categoria da motovelocidade. Na ocasião, o triunfo aconteceu no GP de Portugal daquela temporada da MotoGP, no circuito de Estoril.
Diogo Moreira travou um forte duelo contra o colombiano David Alonso (GasGas) e o espanhol David Muñoz (KTM). Ao cruzar a linha de chegada no circuito de Mandalika, o brasileiro ficou a apenas 0.107s na frente de Alonso, que se classificou em segundo. Já Muñoz fechou o pódio, recebendo a bandeirada numa pequena distância de 0.130s.
O paulistano celebrou o momento inédito na carreira. “Estou muito feliz! Finalmente consegui minha primeira vitória. Tenho que agradecer a toda a equipe e à minha família. Muito obrigado. Se continuarmos assim teremos mais vitórias“, festejou Diogo Moreira.
Diogo Moreira está a 81 pontos do líder da Moto3
Com o resultado, o brasileiro agora é o sétimo colocado do Mundial de Moto3, disputado com veículos de 125 cilindradas. Diogo Moreira soma 128 pontos. O líder do campeonato é o o espanhol Jaume Masia (Leopard Racing), com 209.
A Moto3 terá mais cinco etapas até o fim de novembro, assim como a MotoGP e a Moto2. Os eventos seguintes de 2023 acontecerão em Austrália, Tailândia, Malásia, Catar e Espanha.