in

CEO da McLaren cobra mudanças urgentes na aliança entre Red Bull e AlphaTauri

Administrador da escuderia britânica, Zak Brown sugeriu alterações “rápidas” nas regras da F1 devido à estreita relação entre a marca austríaca e sua equipe júnior

CEO McLaren Zak Brown
Divulgação / McLaren

Zak Brown, CEO da McLaren, escreveu uma carta aberta no final de 2023, apontando proximidade em demasia na relação entre Red Bull e Alpha Tauri.

Brown pediu atualizações no regulamento da Fórmula 1, com o objetivo de evitar uma aliança técnica mais estreita.

“Acho que tudo está bem claro quais são as regras”, disse Brown à imprensa, segundo o portal RacingNews365.

“No entanto, acho que as regras precisam ser revistas e modificadas rapidamente”, sugeriu.

“A propriedade da equipe A e B está agora desatualizada pelas razões pelas quais elas foram colocadas em prática há muitos anos”, prosseguiu Zak.

É importante frisar que a Red Bull é proprietária da Alpha Tauri (antiga Toro Rosso) desde 2006. Dessa forma, a marca austríaca utiliza a escuderia como equipe júnior para seus jovens pilotos ganharem experiência nas pistas.

Contudo, espera-se que essa relação seja ainda mais estreita em 2024. Ou seja, com a Red Bull Racing cedendo peças à Alpha Tauri mais do que o permitido pelas regras da F1.

Zak Brown exige mudanças rápidas

Na análise de Brown, as atualizações nos regulamentos da Fórmula 1 seriam, portanto, uma forma de manter “justiça” tanto para os fãs quanto para a modalidade.

Segundo o CEO da McLaren, o objetivo inicial das regras atuais da F1 eram beneficiar as equipes menores da categoria. No entanto, esse cenário ocorreu antes de haver uma disparidade entre os termos orçamentários.

“Agora que temos um teto orçamentário que acredito que todo mundo está praticamente correndo, é um campo de jogo muito mais justo financeiramente [e] igualitário”, explicou.

“Portanto, precisamos manter a justiça para os torcedores e a justiça para o esporte. Ter equipes se juntando, acho que é contra o espírito do que é a definição de um Construtor.”, pontuou.

Na visão de Brown, a permissão da proximidade entre Red Bull e Alpha Tauri beneficia muito as duas equipes. Além disso, segundo Zak, esse tipo de relacionamento não é permitido em outros esportes.

“Portanto, há as regras, que precisam ser revistas rapidamente. A F1 sempre tem regras e eu não gostaria de dizer porque não sei quem empurra o envelope, isso tem uma longa história, não apenas em torno de relacionamentos de equipe A e B, mas uma variedade de regras”, concluiu Zak Brown.

Escrito por Luciano Ferreira

Comentários

Loading…

Oscar Piastri, Andrea Stella e Lando Norris da McLaren

McLaren não mostra preocupação em perder Lando Norris para a Red Bull

Quatro brasileiros aceleram em Abu Dhabi neste fim de semana pela FRMEC e F4 UAE