Após um início bastante complicado, a McLaren conseguiu dar a volta por cima, encerrando a temporada com motivos a serem comemorados.
Isso porque, a 4ª colocação entre os construtores, com 302 pontos e nove pódios foi assim uma grande evolução em relação ao ano de 2022 – onde terminou em 5º, com 159 pontos e apenas um pódio.
Muito desse sucesso se deve a seus exímios pilotos, Lando Norris e Oscar Piastri. O australiano de 22 anos esteve em sua temporada de estreia na Fórmula 1 e mostrou para o que veio, conquistando a 9ª colocação no Mundial de Pilotos com 97 pontos e dois pódios.
Em uma espécie da carta aos fãs da McLaren em seu site oficial, o CEO Zak Brown fez questão de enaltecer os pilotos de sua escuderia na F1: “Acredito que temos a dupla de pilotos mais forte do grid da Fórmula 1“.
O executivo estadunidense seguiu com elogios, destacando agora o desempenho de Piastri, uma das maiores promessas do automobilismo mundial atualmente. Segundo ele, o jovem estreante já demonstrou sua capacidade de brigar no pelotão de frente, superando assim alguns dos melhores pilotos de F1.
“Muitos concordam que Oscar (Piastri) tem se mostrado como uma revelação em sua temporada como estreante e já mostrou que é capaz de bater de frente com pilotos como Lewis Hamilton e Max Verstappen. Foi uma pena que ele não tenha conseguido um pódio em Silverstone, devido ao tempo do Safety Car, mas ele conseguiu seu primeiro pódio em Suzuka, além de buscar sua brilhante vitória na Sprint do Catar“; exaltou Brown.
Piastri “aprimorou” Norris na McLaren?
Já em relação a Lando Norris, também é perceptível sua melhora durante esta temporada de 2023, onde conseguiu se manter melhor que o mais novo companheiro de equipe.
Em entrevista recente, ex-Fórmula 1 Martin Brundle, atualmente comentarista da Sky Sports, opinou que Lando só se mantém superior a Piastri graças ao fato do mesmo tê-lo feito melhorar como piloto.
“Oscar Piastri realmente aprimorou Lando Norris. Agora, ele tem que se dedicar um pouco mais, porque Piastri apareceu, como um novato, atingindo altas velocidades nas curvas realmente desafiadoras e obtendo resultados incríveis“; analisou Brundle.
“Ele (Oscar Piastri) também cometeu alguns erros de novato, mas acho que isso realmente impulsionou os dois pilotos e, provavelmente, foi exatamente o que Lando precisava, porque acho que na segunda metade da temporada, ele foi excepcional“; concluiu o comentarista.